Home » Notícias » Sem categoria » MP e Município realizam 1º Seminário de Políticas Integradas para o Enfrentamento às Drogas

MP e Município realizam 1º Seminário de Políticas Integradas para o Enfrentamento às Drogas

Compartilhar
Imprimir

Na ocasião foi apresentada a Estratégia Municipal de Atuação Integrada para o Enfrentamento às Drogas, baseada em quatro eixos: prevenção, cuidado, autoridade e monitoramento e avaliação

Em um esforço integrado buscando qualificar ações para combater o uso das drogas, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Prefeitura do Natal realizaram na manhã desta segunda-feira (13) o 1º Seminário de Políticas Integradas para o Enfrentamento às Drogas. Na ocasião, além de unidades do MP, como Centros de Apoio (CAOPs) e Promotorias de Justiça, também estiveram envolvidas secretarias de Educação, Segurança, Saúde e Assistência Social, além do apoio da Segurança Pública do Estado. O seminário foi realizado no auditório da sede do MPRN, em Candelária.

Na abertura, o Procurador-Geral de Justiça Adjunto, Jovino Pereira da Costa Sobrinho, observou que todos podem contribuir para ajudar a resolver ou minimizar os efeitos desse problema. “É para o MP uma satisfação abrigar o evento que vai buscar estratégias de enfrentamento concreto, não só ações das instituições públicas, mas também a participação da sociedade civil organizada, como instituições privadas e associações, nesse enfrentamento”.

O Prefeito de Natal, Carlos Eduardo Nunes Alves, reforçou a necessidade de aumentar a rede de prevenção ao uso das drogas. “Acredito que a partir de articulações como este evento, poderemos elaborar políticas consistentes e abrangentes para combater essa mazela que atinge não somente nosso Estado, mas nosso país”, destacou.

Também deram as boas-vindas aos participantes do seminário, compondo a mesa de abertura do evento, a corregedora-geral do MPRN, Maria de Lourdes Medeiros Azevedo, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eliéser Girão Monteiro Filho e a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho.
    
Programação

Após a breve solenidade que abriu o seminário, a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres em Natal, Maria Aparecida de França Gomes, lançou e apresentou a Estratégia Municipal de Atuação Integrada para o Enfrentamento às Drogas. A secretária explicou que prevenção, cuidado, autoridade e monitoramento e avaliação, são os quatro eixos de atuação específicos para a implementação da estratégia apresentada.

Em seguida, uma mesa-redonda tratou sobre o projeto “De Braços Abertos”, desenvolvido em São Paulo e criado com o intuito de enfrentar as drogas na capital paulista. O projeto foi apresentado pela coordenadora municipal de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas de São Paulo, Mires Maria Cavalcanti e pelo 4º Promotor de Justiça de Direitos Humanos do Ministério Público do Estado de São Paulo, Arthur Pinto Filho.

Finalizada a mesa-redonda, que foi coordenada pelo 65º Promotor de Justiça da Cidade de Natal, Manoel Onofre de Souza Neto, teve início um debate com a participação da plateia.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo