Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » Mossoró recebe primeira capacitação para processo seletivo de membros do Conselho Tutelar em 2019

Mossoró recebe primeira capacitação para processo seletivo de membros do Conselho Tutelar em 2019

Compartilhar
Imprimir
Ainda serão promovidos mais dois eventos do tipo, em Caicó e Natal
 

 
 
 
 
A primeira etapa de uma série de cursos de preparação para o processo de escolha dos conselheiros tutelares – 2019, promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) aconteceu nesta quinta-feira (14), em Mossoró. O objetivo é dar diretrizes norteadoras de forma unificada para que cada Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) tenha condições de conduzir a eleição em sua localidade. As capacitações estão sendo conduzidas pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (CaopIJ).  
 
A escolha dos conselheiros tutelares ocorre em todo o país, por isso há necessidade de uma atuação uniforme em cada Município. “Precisamos considerar que à frente desse processo eleitoral não estará um órgão de Justiça e sim voluntários dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente. Então, por mais dedicados que sejam, precisam estar preparados”, destacou o facilitador do curso em Mossoró, o 12º promotor de Justiça da comarca, Sasha Alves do Amaral
 
O representante ministerial alertou que todo o processo envolve muitas normas técnicas relativas aos direitos das crianças que muitas pessoas não têm conhecimento. Por isso, ressaltou que “é importante  qualificarmos essas pessoas e afinar os entendimentos sobretudo com base nas últimas eleições ocorridas em 2015. Aprendemos com essa eleição, mas também precisamos aperfeiçoar algumas coisas”.
 
O conteúdo da capacitação foi explicado pela coordenadora do CaopIJ, Sandra Santiago. “Tratamos sobre as regras do processo de escolha, que vão desde o que cada comissão eleitoral deve fazer, o que deve estar previsto no edital da eleição até o que vai acontecer no dia da votação e as condutas que devem ser observadas nesse dia”. As atribuições do Conselho também foi um ponto abordado no curso. 
 
Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte, Francisco de Assis Santiago Júnior, o evento é relevante por iniciar toda uma programação espalhada por pólos no Estado que confere organicidade para mobilizar a sociedade para no dia 6 de outubro escolher os conselheiros tutelares de cada localidade. “Essa capacitação reúne pessoas-chave para esse processo de eleição. Esse qualificar se traduz em uma sociedade consciente e conhecedora do que é o Conselho Tutelar, de quais são seus candidatos e assim poder escolher a quem dará a incumbência de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou. 
 
“Foi importante sabermos os passos que devemos seguir na eleição para não enfrentarmos problemas como impugnações. O que foi transmitido aqui vamos procurar aplicar no nosso Município”, contou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alto do Rodrigues,  Francisco Júnior. 
 
Serão realizadas mais duas capacitações. A próxima, a ser promovida no dia 19 em Caicó, terá como facilitadora a coordenadora do Caopij, Sandra Santiago. No dia 20, a promotora de Justiça Isabelita Garcia conduzirá o curso em Natal. 
 
A ação é uma iniciativa da Comissão Interinstitucional, restabelecida neste ano, com o objetivo de traçar estratégias e apoiar os municípios no planejamento e execução das etapas do processo de escolha dos conselheiros tutelares.
 
A comissão é composta por representantes do MPRN, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consec), da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), do Colegiado Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Coegemas) e do Observatório da População Infantojuvenil em Contexto de Violência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Obijuv/UFRN).
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo