Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » Mossoró instala Comitê Gestor de Políticas Públicas sobre Drogas

Mossoró instala Comitê Gestor de Políticas Públicas sobre Drogas

Compartilhar
Imprimir
Projeto institucional do MPRN, Transformando Destinos, também foi discutido durante evento no Oeste do RN

 
A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, passa a contar com o Comitê Gestor de Políticas Públicas sobre Drogas, instalado pelo prefeito do Município, Franscico José Júnior, que atendeu a um chamado do Ministério Público do RN para tal. A assinatura do documento, inclusive, aconteceu na sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Mossoró contando com a presença do secretariado do Município, de promotores de Justiça e de representantes do Estado e do Governo Federal. 
 
Na ocasião, o projeto Redes, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça (MJ) – e vinculado aos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social (MS e MDS) – foi apresentado pela interlocutora regional do projeto para o Nordeste, Melissa Azevedo. 
 
Melissa ressaltou a importância de encontros sistemáticos dos agentes da rede para trocarem informações e se capacitarem de forma continuada. O principal objetivo da ida dela a Mossoró, no entanto, foi aproveitar a instalação do comitê e explicar a função do articulador local do projeto: “o papel é de olhar para a realidade de maneira ampliada e crítica e de indentificarem o que precisa ser estudado e modificado para que aconteça uma articulação intersetorial da política de drogas”. 
 
Junto com os secretários, Promotores de Justiça e integrantes da rede de políticas sobre drogas de Mossoró, a representante da Senad traçou o perfil necessário a esse articulador – tais características serão exigidas no edital da Fiocruz que será lançado em breve para a contratação do profissional que desempenhará o papel de articulador local no Município. 
 
Na ocasião, o projeto institucional do MPRN, Transformando Destinos, também foi discutido. “As instituições caminham juntas objetivando encontrar alternativas para resolver esse problema das drogas. Reiteramos a nossa disposção em lutar e enfrentar esse problema com vários parceiros de forma articulada”, frisou o coordenador em substituição do Centro de Apoio Operacional às Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude (Caopij), Manoel Onofre. 
 
O prefeito Francisco José mencionou a presença maciça do secretariado. “Isso demonstra não apenas respeito ao MP, mas a valorização da política de enfrentamento às drogas nesta gestão”, disse, reafirmando o compromisso com o projeto Transformando Destinos e mencionando uma série de ações nos diferentes eixos de segurança, educação, esportes e transportes desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Mossoró.
 
Formaram a mesa para a assinatura do termo de criação do comitê, além do prefeito, de Melissa Azevedo e de Manoel Onofre, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Mossoró, o tenente-coronel Alvibá Gomes, a secretária Extraordinária de Juventude, Divaneide Basílio, o promotor-corregedor, Mac Lennon Lira dos Santos Leite e o promotor regional da Comarca de Mossoró, Fábio Thé. 
 
Também prestigiaram a reunião, os promotores de Justiça que coordenam o Transformando Destinos na localidade, Olegário Gurgel e Flávia Queiroz e os demais representantes ministeriais cujas atuações estão interligadas ao projeto do MPRN, Domingos Sávio, Romero Marinho, Armando Lúcio Ribeiro, Daniel Robson, Guglielmo Soares e Antônio Cláudio. 
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo