Em pesquisa de imagem e satisfação realizada recente, 55,2% dos entrevistados declararam ser minimamente familiarizados com o Ministério Público Estadual; índice foi de 23,4% em levantamento anterior feito em 2011; grau de satisfação foi de 85,1% entre usuários que se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos
A Procuradoria-Geral de Justiça recebeu, oficialmente, na semana passada, o resultado de pesquisa de imagem e satisfação contratada para elemento de avaliação do processo de gestão estratégica da Instituição. Comparada à pesquisa anterior, realizada em 2011, com a atual, realizada entre dezembro do ano passado e o mês de janeiro deste ano, mais do que dobrou o percentual dos cidadãos que declararam ser minimamente familiarizados com o Ministério Público do Rio Grande do Norte. O percentual subiu de 23,4% em 2011 para 55,23% dos entrevistados em 2015.
A pesquisa abrangeu quatro blocos diversos de entrevistados: população em geral; usuários do serviço do MPRN; integrantes de organizações da sociedade civil; e de instituições públicas do Estado. E os resultados foram avaliados como interessantes e animadores para a Instituição, porque aumentou o índice dos cidadãos que conhecem o Ministério Público Estadual, entre outras melhorias de desempenho.
Quanto ao grau de satisfação dos usuários do MPRN em relação à solução, resposta ou orientação recebida nas promotorias de justiça, 85,1% se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos. Esse percentual na pesquisa anterior totalizava 68,22%.
No que diz respeito às instituições da sociedade civil, chamou a atenção a evolução do índice de satisfação com a resolutividade do Ministério Público Estadual em relação às demandas que lhe foram encaminhadas. Em 2011, 37% disseram que o problema foi resolvido ou parcialmente resolvido; em 2015, esse percentual subiu para 55%.
No tocante aos entrevistados que integram entidades governamentais, foi também incrementado o índice de satisfação com a resolução de demandas encaminhadas ao MPRN: em 2011, 34,72% deste grupo estavam totalmente satisfeitos com a atuação ministerial; em 2015, 56% se disseram contentes com a resposta dada ao problema que foi apresentado.
Os números mostram que o serviço prestado à sociedade tem sido entendido como cada vez mais eficiente e resolutivo. E no geral, tem sido muito boa a imagem perante os cidadãos e as demais instituições públicas e privadas que lidam com o Ministério Público Estadual.
“A melhora constatada na pesquisa decorre, do esforço e investimentos realizados pelo MPRN nos últimos anos, com foco no aperfeiçoamento da qualidade do atendimento e de sua atuação na proteção dos direitos coletivos e individuais homogêneos. Além do profissionalismo e dedicação com que membros e servidores têm cumprido suas funções constitucionais e legais”, disse o Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis.
Ainda para o chefe da Instituição, “Apesar dos bons resultados, há espaço para melhora, pois significativa parcela da população ainda não conhece ou não é atingida pelo serviço do MPRN, situação que coloca o desafio para que a Instituição se aproxime mais desse grupo, que certamente também possui relevantes direitos a serem defendidos”.
A última pesquisa de imagem e satisfação do MPRN havia sido realizada em 2011, pela empresa Perfil, tendo chegado o momento de realizar nova abordagem, para análise de como o serviço está sendo avaliado por diversos setores da sociedade e também comparar os índices atuais com os percentuais registrados há quatro anos. A pesquisa atual foi realizada pela empresa Metanálise.