Evento contou com palestras, exposições culturais e uma homenagem ao promotor de Justiça Manoel Alves Pessôa Neto.
O Dia Nacional do Ministério Público, instituído por lei, é comemorado no dia 14 de dezembro. E como forma de marcar essa data, a Procuradoria-Geral de Justiça reuniu nesta sexta-feira (15) membros e servidores para momentos de comemorações e integração.
Na abertura do evento, o Procurador-Geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite fez o lançamento de mais uma edição da revista eletrônica jurídico-institucional, contendo artigos jurídicos de autoria de integrantes do MPRN. A iniciativa foi reconhecida como “Boa Prática” pelo prêmio Innovare de 2011.
Em seguida, a Procuradora-Geral de Justiça Adjunta, Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira, fez a saudação inicial e convocou todos os participantes a refletir: “qual o Ministério Público que temos hoje e qual o Ministério público que nós queremos para o futuro?”. Para ela, tanto o MP de agora, como o do futuro, precisa ter como princípio basilar a Justiça. Como forma de repercutir o trabalho de cada integrante da instituição nas vidas das pessoas; pois, para ela, “esse é nosso objetivo maior”.
As comemorações seguiram com um estudo conduzido pelo promotor de Justiça e Coordenador do Gaeco e GSI, Fausto Faustino de França Júnior. O tema foram as operações já realizadas pelo Gaeco ao longo dos anos.
Outro tema abordado no evento foi a autocomposição no Ministério Público, com palestra do promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Humberto Dalla. Ele falou sobre a nova forma de atuação do Ministério Público, que pretende ser mais consensual e resolutiva.
O evento contou, ainda, com um momento de integração, onde membros e servidores puderam conferir a mostra de talentos da instituição, que trouxe poesias, pinturas e fotografais de autoria de integrantes do MPRN.
O Dia do Ministério Público de 2018 ficou marcando, também, pela homenagem ao promotor de Justiça Manoel Alves Pessôa Neto. A Procuradoria-Geral de Justiça e a Associação do Ministério Público (Ampern) entregaram à família uma placa em alusão à passagem dos 20 anos do assassinato do promotor de Justiça.
Representando todos os familiares, o advogado Dainel Pessôa, filho do promotor de Justiça homenageado, agradeceu as palavras do procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite, e do presidente da Ampern, Fernando Batista de Vasconcelos, e ressaltou os princípios éticos, morais e sociais que seu pai sempre defendeu. E destacou a importância de instituições como o MP na garantia desses princípios.
“A maior homenagem que o Ministério Público pode prestar a meu pai é manter esse trabalho de investigar os poderosos e lutar sempre pelos direitos e garantias constitucionais”, finalizou Daniel Pessôa.