Audiências públicas, visitas a barragens e plantio de mudas foram algumas das atividades realizadas
A equipe do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CaopMA) participou de uma audiência pública no município de Lagoa Nova, realizada no dia 13 de março, com o tema “Responsabilidades com os Resíduos Sólidos produzidos no Município”. O objetivo do evento foi tratar das responsabilidades do Município e da população quanto à produção e deposição de resíduos sólidos. Na audiência, a geógrafa e assistente do CaopMA, Janny Lima, reforçou os termos do acordo referente ao projeto Lixo Negociado.

Audiência pública em Lagoa Nova
A equipe do CaopMA também participou de uma ação de plantio global de árvores no dia 15 de março. O local escolhido foi a nascente do Rio Potengi, no município de Cerro Corá. A atividade foi realizada em conjunto com os integrantes do projeto Defeso da Caatinga, desenvolvido por professores e estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí, UFRN, IFRN e Emater.

Plantio de árvore em Cerro Corá – Nascente do Rio Potengi
No dia 19, a coordenadora do CaopMA e promotora de Justiça, Mariana Barbalho, participou de audiência pública da Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado Sandro Pimentel, com o tema “Como fomentar políticas públicas de defesa dos animais, numa perspectiva de saúde”. Na ocasião, a coordenadora do CaopMA demonstrou preocupação com a criação de uma lei estadual para que os municípios criem centros de zoonoses, com o objetivo de retirar apenas das Ongs o cuidado com os animais de rua, no que se refere a alimentação, medicamentos e castração.
No dia 21, foi realizada uma visita à barragem Passagem das Traíras, junto com o ex-diretor da Agência Nacional das Águas (ANA) e atual presidente do Comitê da Bacia do Piranhas-Assu, Paulo Varela. No local, foi demonstrada a realidade atual da barragem, como também o projeto de diagnóstico e de recuperação da estrutura. A empresa apresentou primeiro diagnóstico e está para aprovação pelo Estado, em breve começarão sondagens na estrutura da barragem.

Barragem Passagem das Trairas- Jardim do Seridó/RN
No Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, o CaopMA participou do evento “Água, um direito humano e um bem comum da natureza”, promovido pelo Governo do Estado e outros parceiros na comunidade Barra de Santana, zona rural de Jucurutu, onde está sendo construída a barragem de Oiticica. Mariana Barbalho participou da mesa de diálogo com o tema “Fonte de água para consumo humano e produção de alimentos no semi-árido potiguar”. A programação contou ainda com a apresentação da exposição “Do dano ao belo”, iniciativa que integra o projeto Água Viva, desenvolvido pelo MPRN em parceria com a Semarh, Igarn, Ufersa e Uern para visitar as diversas nascentes do Estado, abrangendo da nascente do Rio Mossoró à nascente do Potengi.

Dia Mundial da Água em Barra de Santana, zona rural de Jucurutu