Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN realiza seminário sobre Cidades Criativas e Desenvolvimento Sustentável

MPRN realiza seminário sobre Cidades Criativas e Desenvolvimento Sustentável

Compartilhar
Imprimir

Debater soluções criativas para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte e atuar de forma mais aproximada junto aos setores produtivos do Estado. Com estes dois objetivos, o Ministério Público do Rio Grande do Norte promoverá dia 29 de agosto o Seminário Motores do Desenvolvimento, com o tema “Cidades Criativas como solução para o desenvolvimento sustentável”, realizado em parceria com a Tribuna do Norte, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do RN e RG Salamanca Investimentos. A parceria direta com entidades privadas desse porte e um veículo de comunicação, é uma ação inédita para a Instituição.

O projeto, idealizado pela RG Salamanca e liderado pela Tribuna do Norte está em vigor desde o ano de 2008, tendo alcançado a marca de 28 seminários realizados. A próxima edição, de número 29, será capitaneada pelo MPRN, que pela primeira vez, protagonizará a discussão acerca do futuro da economia do Estado, abordando o tema “Cidades criativas como caminho para o desenvolvimento sustentável”.

O Seminário organizado pelo MPRN tem como objetivo ressaltar, discutir formas e iniciativas para implementar, nas cidades do RN, metas globais para o desenvolvimento urbano sustentável. Além disso, visa destacar a importância de novos olhares para as cidades atuais e para solução de problemas a partir de uma governança compartilhada, que envolva os setores público, privado e a sociedade civil.

Para o Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, o Ministério Público do Rio Grande do Norte deve procurar participar das discussões com as instituições e a sociedade, para estimular a proposição de ideias junto à iniciativa privada e os órgãos públicos. “Com o tema escolhido, buscamos apresentar soluções viáveis e indutoras do desenvolvimento da economia do Rio Grande do Norte, investindo no debate e mostrando que o Ministério Público pode e deve, efetivamente, contribuir com o crescimento da economia do Estado, indo além de sua função estritamente fiscalizadora”, afirmou.

A coordenação de conteúdo do seminário foi elaborada pela promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Gilka da Mata Dias. Ela enfatiza que a proposta também é esclarecer e harmonizar o entendimento acerca do conceito de Cidade Criativa, trazendo ao conhecimento da sociedade potiguar casos de experiências exitosas em parcerias público-privadas e provocar uma reflexão acerca das oportunidades e desafios de desenvolvimento do Rio Grande do Norte no âmbito urbanístico.

A edição do MPRN do seminário Os Motores do Desenvolvimento será focada em abordagens técnicas, a partir da escolha de nomes de peso no cenário nacional e internacional.

Como conferencista de abertura, o diretor sênior de Assentamentos Humanos da ONU Habitat – Brasil, o canadense Alain Grimard, falará sobre Cidades inteligentes e sustentáveis – tendência mundial para soluções locais. Natural de Quebec, no Canadá, Grimard é Mestre em Economia pela Universidade Laval, Diretor do Escritório Regional de ONU-HABITAT para América Latina e Caribe desde 2011, tendo trabalhado, já pela ONU, em Nairobi, conduzindo um portfólio de 30 milhões de dólares para países do Oriente Médio e África subsaariana; também atuou por mais de 20 anos no Haiti e na África em outras agências da ONU, além de diversas ONGs canadenses.

Em seguida será a vez da consultora Ana Carla Fonseca Reis, sócia-diretora da Garimpo de Soluções – Economia, Cultura & Desenvolvimento. Economista e Doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo, foi a primeira estudiosa brasileira a escrever tese sobre Cidades Criativas, trabalhando hoje em grandes projetos no Brasil, além de já ter realizado palestras em 29 países.

Ao fim de sua conferência, será formada uma mesa redonda com a promotora Gilka da Mata Dias e o Secretário Adjunto da Semurb, Daniel Nicolau Pinheiros, com mediação do Procurador-Geral de Justiça Rinaldo Reis. O público poderá participar da discussão enviando perguntas, além da transmissão ao vivo pelo Portal www.mprn.mp.br.

A participação no Seminário Os Motores do Desenvolvimento é gratuita, com o oferecimento de 300 vagas, sendo cerca de 100 vagas para convidados e mais 200 para os interessados no tema, que podem se inscrever através dos telefones (84) 4006-6120 ou 4006-6121, da Tribuna do Norte, até o dia 26 de agosto. O evento ocorrerá das 8h30 às 13h no auditório da Sede da Procuradoria-Geral de Justiça do RN, com credenciamento dos inscritos a partir das 8h.

Programação


 
8h- Inscrições

8h30 – Abertura
            Rinaldo Reis Lima – Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte
            Robinson Faria – Governador do Estado do Rio Grande do Norte
 
9h – 9h40 – Palestra 1:  Cidades Inteligentes e Sustentáveis: tendência mundial para soluções locais
Palestrante Alain Grimard – Oficial Internacional Sênior da ONU – Habitat
 
9h40 – Mesa Redonda – Tema: Cidades Criativas: Desafios e Oportunidades
 
9h40 – 10h40:  Ana Carla Fonseca – Sócia-Diretora da Garimpo de Soluções – Economia, Cultura & Desenvolvimento. Economista. Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo (primeira tese brasileira sobre cidades criativas).
 
10h40 a 11h: Gilka da Mata – Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente em Natal. Especialista em Gestão Ambiental e Mestra em Estudos Urbanos e Regionais pelo Departamento de Políticas Públicas da UFRN
 
11h a 11h20: Daniel Nicolau Pinheiros – Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal – SEMURB – Mestrando em Planejamento Urbano pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN
 
Moderador: Rinaldo Reis –  Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte.
 
11h20 – 12h – Participação da plateia com perguntas dirigidas aos expositores.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo