Nesta segunda-feira (27), foi realizada no auditório da Fiern a 27ª edição do Seminário Os Motores do Desenvolvimento, discutindo o tema “UFRN e os Parques Tecnológicos, Inovação para o Desenvolvimento”. O Procurador-Geral de Justiça Adjunto (PGJA), Jovino Pereira da Costa Sobrinho, prestigiou o evento e louvou a iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em trazer a temática que impacta diretamente a vida da sociedade e a economia.
Na abertura do seminário, a reitora da UFRN, Ângela Paiva, destacou a colaboração nas áreas em que a instituição possui pesquisas e extensão. “Queremos uma contrapartida social para o Estado”, disse salientando a importância do engajamento do poder público e dos setores produtivos junto com a UFRN para a construção de um futuro promissor com a implementação de um parque tecnológico norteriograndense.
O representante ministerial ressaltou que o MPRN se insere nesse contexto para contribuir para a construção de uma cidade sustentável e da cidadania. “O Ministério Público se orgulha de participar do Motores do Desenvolvimento e buscará manter o nível do seminário colaborando, assim, para desenvolver o Rio Grande do Norte”, destacou.
Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Pedro Terceiro de Melo, “inovação é uma palavra chave. Por isso, ressalto a importância da existência de um parque tecnológico no Rio Grande do Norte. Como é algo que carece de discussão para se concretizar, aqui é o lugar ideal para o debate de ideias”.
Palestrante do seminário, o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, evidenciou a carência de parques tecnológicos no Nordeste, tendo apenas Campina Grande (PB), como uma exceção. “Mudar essa realidade poderá trazer grandes transformações para a região que pode investir conhecimento sobretudo em sal, gesso, agrocana, pedras preciosas e biodiesel, entre outras possibilidades. Assumimos esse compromisso”, enfatizou, lembrando que no Motores do Desenvolvimento pode ser definido um plano para trazer experiências bem sucedidas de outros lugares do país para o Rio Grande do Norte.
Nessa perspectiva, o governador Robinson Faria apresentou o projeto de instalação do Potypark S.A. , num momento em que o Brasil discute os efeitos da crise. “Vamos incentivar as pesquisas que geram inovação, desenvolvimento, emprego e renda para o RN. A união da pesquisa e do desenvolvimento geram cadeias produtivas competitivas. Vamos aproveitar nossas riquezas e transformá-las em oportunidade”, declarou.
Já o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, informou que em março deste ano foi enviado projeto de lei para a Câmara Municipal para a criação do Parque Tecnológico de Natal, que objetiva conceder incentivos fiscais às empresas que trabalham com tecnologia da informação.
Programação
O evento foi dividido em dois blocos. No primeiro, aconteceram as palestras “Desafios e oportunidade para o desenvolvimento tecnológico do Rio Grande do Norte e do Nordeste” (Ministro Gilberto Kassab); “Parques tecnológicos como indutores do desenvolvimento econômico” (diretor presidente do BH-TEC, Ronaldo Tadeu Pena) e “Porto Digital, Recife: um parque tecnológico urbano que revitaliza o centro histórico e cria empregos qualificados” (consultor em cenários e estratégias para empresas e governos, Cláudio Marinho).
A composição de palestras do segundo bloco foi formada por: “A experiência do parque científico e tecnológico da Unicamp” (diretor executivo da Inova Unicamp, Milton Mori); “Parque tecnológico Metrópole Digital: avanços e desafios” (diretor do Instituto Metrópole Digital da UFRN, José Ivonildo do Rêgo) e “Parques tecnológicos do Rio Grande do Norte (Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico do RN, Flávio Azevedo).
Edição MPRN
Em 29 de agosto será a vez do Ministério Público do Rio Grande realizar a sua edição do Seminário Motores do Desenvolvimento, na Sede da Procuradoria-Geral de Justiça. A Instituição ingressou este ano como uma das realizadoras do projeto, que já acontece há mais de oito anos. Questões relacionadas ao Meio Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento vão nortear a programação, com foco no conceito de Cidades Criativas, tendo a Promotora de Justiça Gilka da Mata Dias como coordenadora na elaboração do conteúdo.
Além da colaboração na identificação de soluções para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte, o MPRN enxerga no projeto Os Motores do Desenvolvimento uma excelente oportunidade de estreitamento de relações e diálogo com a iniciativa privada e o setor produtivo.