Projeto institucional do MPRN, Transformando Destinos, também foi discutido durante evento no Oeste do RN
A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, passa a contar com o Comitê Gestor de Políticas Públicas sobre Drogas, instalado pelo prefeito do Município, Franscico José Júnior, que atendeu a um chamado do Ministério Público do RN para tal. A assinatura do documento, inclusive, aconteceu na sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Mossoró contando com a presença do secretariado do Município, de promotores de Justiça e de representantes do Estado e do Governo Federal.
Na ocasião, o projeto Redes, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça (MJ) – e vinculado aos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social (MS e MDS) – foi apresentado pela interlocutora regional do projeto para o Nordeste, Melissa Azevedo.
Melissa ressaltou a importância de encontros sistemáticos dos agentes da rede para trocarem informações e se capacitarem de forma continuada. O principal objetivo da ida dela a Mossoró, no entanto, foi aproveitar a instalação do comitê e explicar a função do articulador local do projeto: “o papel é de olhar para a realidade de maneira ampliada e crítica e de indentificarem o que precisa ser estudado e modificado para que aconteça uma articulação intersetorial da política de drogas”.
Junto com os secretários, Promotores de Justiça e integrantes da rede de políticas sobre drogas de Mossoró, a representante da Senad traçou o perfil necessário a esse articulador – tais características serão exigidas no edital da Fiocruz que será lançado em breve para a contratação do profissional que desempenhará o papel de articulador local no Município.
Na ocasião, o projeto institucional do MPRN, Transformando Destinos, também foi discutido. “As instituições caminham juntas objetivando encontrar alternativas para resolver esse problema das drogas. Reiteramos a nossa disposção em lutar e enfrentar esse problema com vários parceiros de forma articulada”, frisou o coordenador em substituição do Centro de Apoio Operacional às Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude (Caopij), Manoel Onofre.
O prefeito Francisco José mencionou a presença maciça do secretariado. “Isso demonstra não apenas respeito ao MP, mas a valorização da política de enfrentamento às drogas nesta gestão”, disse, reafirmando o compromisso com o projeto Transformando Destinos e mencionando uma série de ações nos diferentes eixos de segurança, educação, esportes e transportes desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Mossoró.
Formaram a mesa para a assinatura do termo de criação do comitê, além do prefeito, de Melissa Azevedo e de Manoel Onofre, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Mossoró, o tenente-coronel Alvibá Gomes, a secretária Extraordinária de Juventude, Divaneide Basílio, o promotor-corregedor, Mac Lennon Lira dos Santos Leite e o promotor regional da Comarca de Mossoró, Fábio Thé.
Também prestigiaram a reunião, os promotores de Justiça que coordenam o Transformando Destinos na localidade, Olegário Gurgel e Flávia Queiroz e os demais representantes ministeriais cujas atuações estão interligadas ao projeto do MPRN, Domingos Sávio, Romero Marinho, Armando Lúcio Ribeiro, Daniel Robson, Guglielmo Soares e Antônio Cláudio.