Capacitação ocorreu na manhã desta sexta-feira (10) com transmissão a partir de Natal para as Comarcas de Mossoró e Martins
A Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) realizou na manhã desta sexta-feira (10), na sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em Natal, o treinamento para uso do sistema de videoconferência – que foi lançado oficialmente durante solenidade na quinta-feira (9).
A capacitação, transmitida em tempo real para as Comarcas de Mossoró e de Martins, foi dirigida para promotores de Justiça e para servidores que ocupam cargos de chefias.
O evento foi aberto pelo procurador-geral de Justiça (PGJ), Rinaldo Reis Lima, e contou com a presença do procurador-geral de Justiça adjunto (PGJA), Jovino Pereira, do chefe de gabinete, Alexandre Frazão, do diretor-geral, Marcondes Paiva, e do o diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Salerno Silva e do diretor da Polycom, Aguinaldo Alves Barbosa.
“É uma grande conquista para o Ministério Público. A importância para membros e servidores em seus trabalhos também é de se destacar”, disse o PGJ.
Em seguida, o diretor da Polycom falou sobre a tecnologia da solução de videoconferência adquirida pelo MPRN. Ele citou exemplos de onde o sistema é usado e os ganhos com isso “A comunicação fica mais dinâmica. Há muitos ganhos com isso”, afirmou Aguinaldo Alves Barbosa.
Coube ao chefe de gabinete, Alexandre Frazão explicar como se faz uso das diferentes aplicações da ferramenta. “O objetivo aqui é fazer um treinamento rápido com os principais pontos do manual que vocês receberam”, destacou.
Algumas das questões abordadas foram a ativação do sistema de videoconferência; ligação para outros pontos de conexão; como pesquisar, adicionar e favoritar contatos; criação e uso da sala virtual; como executar cartas precatórias; acesso à mídia gravada; ligação de fora da rede do MPRN para usuários internos; envio de mensagens; como ligar para usuários externos; possibilidade de uso do sistema por smartphone e tablet.
Na quinta-feira (9), o sistema de videoconferência foi apresentado a parceiros externos como representantes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Procuradoria-Geral do Estado e Defensoria Pública Estadual.
“Meios de Ataque e de Defesa e a Prova no Processo Civil Coletivo”
Após o treinamento, foi realizada uma palestra, que também foi transmitida pelo sistema de videoconferência. O tema “Meios de Ataque e de Defesa e a Prova no Processo Civil Coletivo” foi explorado pelo professor Araken de Assis.
O palestrante possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.