Encontro foi realizado na última sexta-feira (27) e contou com a presença de outros membros do MPRN
O Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, Rinaldo reis Lima, encontrou na última sexta-feira, (27), o Governador do Estado do RN, Robinson Faria, a fim de propor parceria para a realização, em âmbito estadual, de programa de combate às drogas idealizado pela instituição.
“Esse é um encontro para que o Governador conheça os detalhes do programa e darmos início a parceria que deve envolver diversos órgãos da administração estadual”, esclareceu o PGJ. A iniciativa do MPRN tem o objetivo de combater as drogas em três eixos: prevenção, tratamento e repressão. A expectativa é contar com a colaboração do estado no apoio técnico intersetorial para que os municípios consigam desenvolver os serviços dos eixos previstos no programa.
De acordo com Iara Pinheiro, promotoria de Justiça coordenadora do Centro de Apoio às promotorias (CAOP) da Saúde, existem hoje ações de combate às drogas que são louváveis, no entanto é muito importante que se trabalhe junto ao Governo do Estado para a criação de políticas de combate. Na ocasião também estavam presentes a Promotora Corregedora, Elaine Cardoso, a Corregedora Adjunta, Sônia Gurgel, e as Promotoras de Justiça Coordenadoras dos CAOP’S de investigação Criminal, Luciana D’Assunção, da Cidadania, Iveluska Lemos, e da Infância e Juventude, Gerliana Rocha.
O Governador respondeu de forma positiva a solicitação. “Estou feliz de recebê-los para tratar desse assunto. O projeto converge com o que vamos priorizar nesse Governo, vamos trabalhar juntos; também conto com o apoio do Ministério Público com orientações para tratar dessa situação tão delicada”, declarou.
Além do Governo do Estado, a Secretaria Nacional Antidrogas também sinalizou positivamente à parceira. “O Secretário Nacional Antidrogas já externou a vontade de colaborar e virá ao estado para conhecer nossa realidade”, declarou Luciana D’Assunção.