Portal do MPRN

Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN emite Recomendação para Governo do Estado criar cargo de professor auxiliar ao aluno com deficiência

MPRN emite Recomendação para Governo do Estado criar cargo de professor auxiliar ao aluno com deficiência

Compartilhar
Imprimir
Documento prevê envio de projeto de lei para criação do cargo à Assembleia Legislativa no prazo de 90 dias

A Promotora de Justiça com atribuição na defesa do idoso e da pessoa com deficiência, Iadya Gama Maio, expediu recomendação ao governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Mesquita de Faria, orientando-o a enviar à Assembleia Legislativa do RN, no prazo de 90 dias, projeto de lei prevendo a criação e os requisitos de provimento do cargo de cuidador/ professor auxiliar ao aluno com deficiência.
 
Após a criação do cargo, o Estado deverá promover a realização de concurso público visando o preenchimento integral desse quadro de pessoal, adotando as medidas legais e necessárias para que os candidatos aprovados sejam nomeados e empossados até o início do semestre letivo 2016.
 
Dentro desse mesmo prazo, o atual governador deverá exonerar todos os agentes públicos que tenham sido contratados para essa função sem prévia aprovação em concurso público e fora das hipóteses previstas no art. 37, IX, da Constituição Federal.
 
As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (Resolução CNE/CEB nº 2/2001) dispõe, em seu art. 8º, IV, sobre a organização das classes comuns da rede regular de ensino, assegurando o dever das escolas disponibilizarem o devido apoio à pessoa com deficiência, contando, para tanto, com a oferta do apoio necessário à aprendizagem, à locomoção e à comunicação.
 
O cuidador desempenha o importante papel de auxiliar a pessoa com deficiência para que ela tenha suas necessidades básicas (fisiológicas e afetivas) satisfeitas, auxiliando-a somente nas atividades que ela não consiga fazer de forma autônoma.
 
 O MPRN alerta que o não cumprimento da recomendação implicará na adoção das medidas legais cabíveis, tal qual ajuizamento de Ação Civil Pública. Sendo assim, Robinson Faria deverá encaminhar à 30ª Promotoria de justiça, no prazo de 90 dias, informações acerca das medidas adotadas a fim de assegurar a implementação do que fora recomendado.
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Acessar o conteúdo