Fóruns expositivos sobre os serviços que são oferecidos pela rede de saúde busca melhorar a preparação dos profissionais que desempenham suas atividades junto a pessoas com problemas psicológicos ou transtornos mentais, muitas vezes provocados pelo uso de álcool e drogas
A 12ª Promotoria de Justiça de Mossoró reuniu especialistas, no fórum de estudos sobre saúde mental, para discutir a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), oportunidade na qual foram mostrados os serviços desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude.
O fórum foi apresentado por Janice Dorotéa da Silva Araújo e por Mônica Betânia Lopes Matoso, gerente de proteção social especial e chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, respectivamente.
Na ocasião, na última quarta-feira, 24, foram apresentados os serviços desenvolvidos pela rede, que abrange a proteção social básica, a proteção especial de média complexidade, a proteção especial de alta complexidade e os serviços de atendimento.
A proteção social básica objetiva prevenir situações de risco, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, em situações que envolvem crianças e adolescentes, como também os idosos. A proteção especial de média complexidade se dá quando famílias e indivíduos vivenciam violações de direitos, e abrange o atendimento especializado a mulher, plantão social, o serviço de abordagem social, proteção para pessoas em situação de rua e proteção a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade.
As palestrantes explicaram ainda sobre os serviços de proteção de alta complexidade, que faz referência ao acolhimento provisório e excepcional para crianças e adultos, inclusive que apresentem deficiência, que estão em situação de abandono ou desabrigo. O Raps também oferece o serviço de apoio a pessoas com deficiência, emite a documentação cidadã e capacita jovens para a geração de emprego e renda.
A ideia da realização de fóruns sobre a rede de saúde mental em Mossoró surgiu após uma audiência realizada pelas 10ª, 12ª e 18ª Promotorias de Justiça, no mês de agosto. Após discussões, viu-se a necessidade de melhorar a preparação dos profissionais que desempenham suas atividades junto a pessoas com problemas psicológicos ou transtornos mentais, muitas vezes provocados pelo uso de álcool e drogas. Os promotores Sasha Alves, Antônio Cláudio Linhares e Hermínio Perez falaram sobre os casos mais recorrentes que chegam ao MPRN.