Ideia é que feirinha para venda direta ao consumidor de produtos em conversão da cultura convencional para orgânica seja montada em outros locais da cidade
O Ministério Público Estadual e o projeto Amigo Verde Gramorezinho comemoram nesta quarta-feira, dia 05/06, Dia Mundial do Meio Ambiente, com a realização de uma feirinha para venda direta ao consumidor de produtos em conversão da cultura convencional para a produção orgânica. Desde o início do expediente, esses produtores estão vendendo sua produção na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no bairro de Candelária. A ideia é que essas “feirinhas” se multipliquem e possam ser montadas em diversos outros locais na cidade.
A iniciativa teve o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de consumir produtos de natureza orgânica e valorizar a iniciativa do projeto Amigo Verde. O projeto está transformando áreas produtivas de 120 produtores familiares, que praticavam a agricultura convencional (com a utilização de fertilizantes e agrotóxicos) para a agricultura orgânica (que não admite o uso de aditivos químicos, agrotóxicos ou reguladores de crescimento de plantas).
Há um ano os produtores do Gramorezinho, na zona norte de Natal, estão participando de oficinas, reuniões, palestras e estão recebendo auxílio técnico para trabalhar na melhoria da saúde do solo, aumentar a resistência da planta e controlar doenças e pragas de modo natural. Assumiram o compromisso perante o Ministério Público de não utilizar agrotóxico e de trabalhar em harmonia com o meio ambiente.
O projeto Amigo Verde foi idealizado pelo MPRN em parceria com a Associação dos Amigos Moradores do Sítio Gramorezinho e Adjacências (AMIGS), Petrobras, Sebrae, Emater e Semurb.