Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » Angicos: MP ajusta com município redistribuição dos agentes de saúde

Angicos: MP ajusta com município redistribuição dos agentes de saúde

Compartilhar
Imprimir

Município tem 60 dias para modificar distribuição da área de atuação dos agentes comunitários de saúde seguindo remapeamento desenvolvido pela SESAP

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, através da Promotoria de Justiça da Comarca de Angicos, firmou compromisso de Ajustamento de Conduta para que o município modifique a distribuição da área de atuação dos agentes comunitários de saúde. O Chefe do Executivo  municipal terá um prazo de 60 dias para fazer o remanejamento.

O Município deve seguir um remapeamento desenvolvido pelo Núcleo Estadual de Estratégias Saúde da Família, tanto na zona rural quanto na urbana. O órgão vinculado à SESAP/RN definiu onde cada agente deve atuar, obedecendo a critérios como equidade e grau de vulnerabilidade das famílias, sendo que quanto maior esses riscos maior deverá ser a quantidade de ACS por equipe.

A redistribuição deverá obedecer ainda a Portaria/GM n° 2.488, de 21 de outubro de 2011, em que “o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.”

Após esse estudo, o Município deve, por meio da gestora local do SUS, divulgar no Diário Oficial  o resultado das novas microáreas onde os agentes irão atuar.

O Ministério Público irá fiscalizar o cumprimento do termo de ajustamento. Foi prevista multa de R$ 1.000,00 se caso o município não cumprir com o compromisso ajustado sem as devidas justificativas.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo