Relatório da Secretaria Estadual de saúde aponta problemas na cobertura de exames preventivos do câncer do colo do útero
A 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde instaurou Inquérito Civil Público a fim de apurar as causas dos problemas apresentados na cobertura de exames preventivos do colo do útero, apontada no relatório da Secretaria Estadual de Saúde encaminhado à Promotoria de Justiça pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidania.
O relatório refere-se ao Programa de Controle do Câncer do Colo do Útero e da Mama e informou que o Município de Ielmo Marinho encontra-se fora dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, devido às deficiências na cobertura de exames preventivos do câncer do colo do útero.
A Promotoria acredita que a situação pode ser um reflexo das dificuldades no acesso da mulher à rede básica de saúde do Município, indicando a falta de materiais e a ausência de profissionais nos serviços de saúde locais. Sendo assim, oficiou a Secretaria Municipal de Saúde de Ielmo Marinho requisitando, no prazo de 15 dias, informações sobre as possíveis causas da situação relatada no relatório em questão.