A visita de cortesia serviu para que o representante do MP conhecesse o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Neurociências de Natal
O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, acompanhado da Procuradora -Geral de Justiça Adjunta, Mildred Lucena, conheceram na última segunda-feira (31), o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Neurociências de Natal, durante uma visita feita ao professor e cientista Miguel Nicolelis.
Um dos projetos discutidos durante o encontro foi a questão da mortalidade materna. Segundo o cientista, o Centro de Saúde Anita Garibaldi construído em Macaíba, que atende pacientes com gravidez de alto risco ou com patologias que repercutam na saúde do feto, conseguiu reduzir a zero a mortalidade materna no município. “Poderíamos ampliar esse serviço e atingir cerca de 25 mil atendimentos ao ano. Mas não conseguimos convencer o Estado”, explicou Nicolelis.
O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, se comprometeu em contribuir com os projetos viabilizando a visita de outros integrantes do Ministério Público à instituição. “Nosso objetivo é facilitar e atuar como parceiro do Instituto, já que o trabalho social desenvolvido aqui tem muitas interfaces com a atuação do MP”, disse.
Além do Instituto, os representantes do MP conheceram a Escola Alfredo J. Monteverde. Criada em 2007, o espaço tem como objetivo oferecer o ensino das ciências a crianças e adolescentes da rede pública de ensino, que estejam cursando do 6º ao 9º ano da Educação Básica.
São aproximadamente mil alunos divididos nas unidades de Natal e Macaíba, que participam de oficinas nas áreas de Ciência e Tecnologia, Robótica, História, Química, Biologia, Física e Artes. “Estamos tirando crianças de bairros carentes e as colocando nos centros de excelência de educação do Estado, como a UFRN. O que fazemos aqui é uma revolução educacional a baixo custo”, disse o cientista.