Workshop dá continuidade a trabalho do MPRN sobre regularização de postos de gasolina
Acontece desde hoje e prossegue até amanhã, às 17h, no anfiteatro do Centro de Ciências Exatas e da Terra da UFRN (CCET), o Workshop “A problemática de Passivo Ambiental em Postos de revenda de Combustíveis: Como abordar”. O evento tem como ministrante o professor Alexandre Magno de Sousa Maximiliano, do Instituto de Geofísica de São Paulo e discutirá o trabalho de análise dos solos e águas contaminados por combustíveis, desenvolvido pela UFRN.
O Workshop é uma parceria do Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduos (Nuprar/UFRN) com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (SEMURB), Ministério Público do Rio Grande do Norte, IDEMA e Sindicato dos Postos de Natal.
De acordo com a Coordenadora do Centro de Apoio as Promotorias do Meio Ambiente, Rachel Germano, a parceria do MPRN com a UFRN iniciou-se com os trabalhos da Promotora de Justiça Gilka da Mata, em busca da regularização dos postos de gasolina de Natal. As perícias e laudos realizados pela UFRN resultaram na constituição de um novo projeto de extensão da universidade. Segundo Rachel Germano a intenção do CAOP Meio Ambiente é ampliar a atuação do MPRN, nessa questão, para todas as comarcas do estado.
Estão sendo tratados os temas de gerenciamento de áreas contaminadas, investigação confirmatória em Postos de Serviços, investigação detalhada em Postos de Serviço, Introdução a avaliação de risco e plano de intervenção e técnicas de remediação para Postos de serviços.