Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » Novos Promotores de Justiça Substitutos tomam posse

Novos Promotores de Justiça Substitutos tomam posse

Compartilhar
Imprimir

A solenidade de posse aconteceu ontem, 08, na sede da Procuradoria Geral de Justiça e reuniu autoridades civis e militares, familiares e amigos.

Trinta e seis aprovados no último concurso público do Ministério Público tomaram posse na última quinta-feira, 08, nos cargos de Promotor de Justiça Substitutos. A sessão solene do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça aconteceu às 19h na sede da Procuradoria Geral de Justiça e reuniu autoridades civis e militares, familiares e amigos.

 

A Procuradora de Justiça Maria de Lourdes Medeiros de Azevêdo fez o discurso de saudação  ressaltando as três características, para ela, fundamentais para um membro do MP: ética, respeito e ideal de justiça. A Procuradora de Justiça relembrou exemplos da atuação do Ministério Público e a importância disso para a sociedade como forma de demonstrar aos novos Promotores de Justiça de que, como ela mesma frisou, “por trás dos processos existem seres humanos”.

Esse ponto de vista é compartilhado, em seus discurso, pelo Presidente da Associação dos Membros do Ministério  Público, Rinaldo Reis de Lima; e pelo Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, que alertou aos novatos de que “acima das vaidades está o cidadão que espera a garantia de seus direitos através da atuação do MP”.

Os novos Promotores vêem suplantar um déficit de 39 cargos de Promotores de Justiça Substitutos que havia no MPRN. A intenção era suprir todas as vagas, mas três candidatos aprovados estão sub-judice, ficando suas vagas aguardando decisão. Os novos membros vão dar suporte às Promotorias de Justiça que estão sem titulares e auxiliarão nos casos de afastamentos dos Promotores de Justiça titulares.

 

O Promotor de Justiça Substituto, Mac Lennon Lira dos Santos Leite, momentos antes de tomar posse comentou sobre as dificuldades e dedicação durante todo o processo de seleção que durou cerca de 1 ano e três meses. E sobre as expectativas para a nova função ele reconheceu: “o desafio é grande; pois os novos Promotores de Justiça devem ‘comprar’ muitos problemas sociais a resolver. Mas ainda assim o sentimento é de ansiedade e otimismo”.

Os novos membros do MP passam hoje, 09, e amanhã, 10, por um curso de recepção e adaptação às novas atribuições. A expectativa é que eles começem a trabalhar nas comarcas de Natal e do interior no início da próxiam semana. 

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo