No RN 5 estão impróprias para banho
O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CAOPMA) recebeu no dia 7, os últimos dados sobre o estudo de balneabilidade que o IDEMA realiza nas praias do Rio Grande do Norte.
Pelo primeiro levantamento do ano de 2011, 5 pontos de coleta foram classificados como impróprios para o banho, por meio do Programa Água Azul. O destaque fica com as Praias de Mãe Luiza e de Muriu, no município de Ceará-Mirim, que estão impróprias desde a última semana de dezembro. Além delas o acesso principal das Praias de Ponta Negra e Areia Preta, e o balneário do Rio Pium também estão impróprias para banho. Foram coletadas e analisadas amostras em 48 locais diferentes. A última medição da quantidade de coliformes fecais realizada pelo IDEMA aconteceu quinta-feira, 06; e esses locais superaram os níveis máximos estabelecidos nos parâmetros da Resolução nº 357/2005 do CONAMA.
Para a Promotora de Justiça Rachel Germano, Coordenadora do CAOPMA, esse tipo de monitoramento é importante para que a população seja alertada dos riscos que essas áreas oferecem e como instrumento de identificação de outros problemas, “Como a nossa meta é o saneamento esses números são importantes pois indicam os locais onde possivelmente ocorrem deficit de serviço, além de serem um norte para o poder público, que possibilita adotar medidas de pré-balneabilidade a longo prazo. A idéia do Programa Água Azul é o monitoramento dos pontos sensíveis”. De acordo com a Promotora, os níveis de contaminação nas praias urbanas, principalmente em Ponta Negra, devem aumentar, na próxima medição, com as recentes chuvas, já que as águas arrastam o lixo para as galerias de pluviais que despejam tudo nas praias.