O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) lançou duas seleções de residente, modalidade de treinamento em serviço para bacharéis em Direito. As vagas são para atuação em Natal e o valor da bolsa é de R$ 2.500,00, além de auxílio-transporte.
As seleções são destinadas 6ª Procuradoria de Justiça e ao Núcleo Recursal da Procuradoria Geral de Justiça. No caso da primeira, as inscrições poderão ser feitas de 10 de setembro de 2025, a partir das 10h, até 24 de setembro de 2025, até as 14h, pelo formulário online.
A área de atuação abrange matérias cíveis e processuais cíveis em geral, com foco no direito público, direito à saúde e direito de família. O processo seletivo possui quatro etapas: envio de documentação, prova objetiva, prova discursiva e/ou elaboração de peça(s) jurídica(s) e prova oral.
Já para a Coordenadoria Jurídica Judicial – Núcleo Recursal, as inscrições podem ser feitas a partir das 10h do dia 15 de setembro de 2025 até as 14h do dia 26 de setembro de 2025, através de formulário virtual.
Residência MPRN
A residência do MPRN é uma modalidade de treinamento de serviço que terá duração de 36 meses, com carga horária semanal de 30 horas de segunda a sexta-feira, em formato presencial ou semipresencial, a ser definido pela chefia imediata do setor lotado. Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 2.500,00 e auxílio-transporte.
No ato do credenciamento para o Programa de Residência, o candidato habilitado deverá apresentar diploma, certificado de conclusão de curso ou outro documento que comprove ter colado grau no curso exigido no Edital. Caso o candidato já tenha se formado há mais de 5 anos será solicitado o comprovante de matrícula em curso de pós-graduação ou nível de especialização e de mestrado.
Os interessados devem acompanhar as fases e publicações do processo seletivo no Portal da Residência do Ministério Público do Rio Grande do Norte.