Home » Notícias » Institucional » MPRN realiza curso de justiça restaurativa e técnicas de comunicação para Polícia Militar

MPRN realiza curso de justiça restaurativa e técnicas de comunicação para Polícia Militar

Formação tem por objetivo capacitar policiais com a metodologia
Compartilhar
Imprimir

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Setor de Autocomposição (SEA), promoveu uma capacitação sobre justiça restaurativa e técnicas de comunicação. A iniciativa foi direcionada para 180 praças da Polícia Militar e aconteceu nesta quarta (11) e quinta-feira (12).

A formação possui uma metodologia expositiva e que incentiva o diálogo entre os participantes e foi conduzida por Evelyne Cerqueira, chefe do SEA. Ela ressaltou que a temática pode refletir de forma positiva na atuação profissional junto à população. “A nossa intenção é levar mais recursos para atendimento ao cidadão, explicando sobre a justiça restaurativa e as possibilidades de uma abordagem mais adequada, levando técnicas de escuta, de pergunta e de rapport, bastante conhecida na mediação e que ajuda gerar empatia”, afirmou.

A ação foi distribuída em duas turmas: nessa primeira etapa, 180 praças da Polícia Militar foram capacitados, e nos dias 26 e 27 de junho haverá formação para nova turma.

O curso aborda, na etapa inicial, a definição da Justiça Restaurativa, seus desafios e aplicabilidades. Além disso, também apresenta os princípios orientadores, o histórico, marcos legais e normativos, bem como um comparativo entre a JR e o modelo tradicional de justiça.

Outro assunto abordado é a construção de círculos de paz. Na etapa 2, os alunos puderam aprender técnicas da comunicação não violenta, escuta ativa, perguntas norteadoras, avaliação do contexto feedback e até a validação de sentimentos.

Justiça Restaurativa

O MPRN também está promovendo uma formação de 120h para oficiais da PM, como facilitadores de Justiça Restaurativa e círculos de construção de paz. “A metodologia pode ser utilizada para fortalecer vínculos, e apoiar na solução consensual de conflitos”, destacou Evelyne Cerqueira.

As formações são promovidas pelo Setor de Autocomposição (SEA/MPRN) em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/MPRN).

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo