A educação inclusiva e a educação especial foram tema de um grande encontro técnico realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte dentro da X edição do projeto MPRN Perto de Você. O evento reuniu, no auditório do campus do IFRN da cidade, profissionais da educação das cidades de Santa Cruz, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Lajes Pintadas e São Bento do Trairi.
“Nosso objetivo é promover a capacitação dos profissionais de ensino para melhor atender, acolher e assegurar o direito à educação em favor de todas as crianças, inclusive as crianças com deficiência”, registrou o promotor de Justiça Guglielmo Soares, coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de defesa da pessoa com deficiência e pessoa idosa (Caop Inclusão), responsável pela iniciativa.
O encontro foi conduzido em parceria com a Subcoordenadoria de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação. “É extremamente importante a compreensão de que todos nós temos essa responsabilidade comum, coletiva, esse compromisso em assegurar o direito à educação de todas as pessoas. E ainda mais louvável por parte do MPRN em mover esforços para nos reunir nessa grande articulação e construção de caminhos”, registrou a subcoordenadora, Maria do Carmo de Sousa Severo.
A intenção do encontro foi promover uma discussão ampliada e qualificada com os gestores da rede pública de ensino dos Municípios, a fim de favorecer um ambiente propício a uma maior receptividade às propostas ministeriais de aprimoramento da oferta de educação especial de alunos com deficiência em nível local.
Na ocasião, a Suesp apresentou ainda a “Revista Potiguar Saberes e práticas da educação especial inclusiva”. Além do encontro, o Caop irá promover ainda uma reunião com representantes da uma instituição privada de Longa Permanência para Idosos (ILPI) localizada na cidade.

















