A fachada da sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Rio Grande do Norte (PGJ/MPRN) recebeu uma iluminação especial este mês. Em um gesto simbólico de apoio ao Agosto Lilás, o local ficará iluminado com essa cor em referência à campanha de conscientização sobre violência doméstica contra as mulheres.
A iluminação especial foi implantada nesta quarta (2) e pode ser conferida todos os dias deste mês, sempre à noite. O site do MPRN também está colorido em lilás.
Agosto Liás
O Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. No dia 7 deste mês, será comemorado os 17 anos da lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006). Esta lei é reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres e também é válida para casais de mulheres e transexuais.
Além da violência física. a lei Maria protege nos casos de violência psicológica, moral, sexual e patrimonial. O agressor não precisa ser o companheiro ou marido. Ele pode ser padrasto, madrasta, sogro(a), cunhado(a) ou agregados, desde que a vítima seja a mulher.
A lei Maria da Penha pode ser aplicada mesmo sem queixa da vítima. Um vizinho, parente ou amigo pode comunicar à polícia as agressões sofridas pela mulher. Nesses casos, o correto é denunciar ligando para 180. As denúncias também podem ser feitas à Ouvidoria da Mulher do MPRN pelo telefone/WhatsApp (84) 99972-1458 ou ainda pelo e-mail: ouvidoriadasmulheres@mprn.mp.br
Maria da Penha
Maria da Penha nasceu em Fortaleza, no dia 1º de fevereiro de 1945. A vítima de dupla tentativa de feminicídio por seu marido, é farmacêutica bioquímica formada pela Universidade Federal do Ceará. Em 1983, o colombiano Marco Antonio Heredia Viveros deu um tiro em suas costas enquanto ela dormia, deixando-a paraplégica. Meses depois, tentou matá-la enquanto ela tomava banho. No dia 20 de agosto de 1998 o caso ganhou repercussão internacional e foi denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos. No dia 7 de agosto de 2006, a lei foi sancionada e no dia 22 de setembro do mesmo ano entrou em vigor.
Capturas Projeto Beagle do MPRN permite que mais de mil foragidos sejam recapturados no estado
Iniciativa auxilia na resolução do problema do grande número de mandados de prisão em aberto no país