Até o dia 9 de junho, serão realizadas atividades alusivas à temática ambiental voltadas para a população, servidores e entidades parceiras
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está apoiando a Semana Estadual do Meio Ambiente (Sema 2019), realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), em parceria com diversas instituições. Com o tema “Eu Sou o Meio Ambiente” e subtemática “Água é Vida. Cuide bem da sua”, a programação contempla atividades para todos os públicos, com o objetivo de chamar a atenção à responsabilidade conjunta da preservação ambiental. Serão realizadas ações nas escolas da Rede Pública, no Parque das Dunas, Cajueiro de Pirangi, em diversos municípios potiguares, nas Unidades de Conservação Estaduais, nas praias, praças e demais espaços públicos.
A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Defesa do Meio Ambiente (CaopMA), Mariana Barbalho, participou das cerimônias que deram início às programações, pela manhã no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e à tarde, no Parque das Dunas. “Essa será uma semana de muito aprofundamento das discussões sobre a defesa do meio ambiente e entendemos que é uma ótima oportunidade de chamarmos a atenção de toda a sociedade para essa temática”, comentou.
Durante sua participação nas discussões, Mariana Barbalho ressaltou ainda a importância de o Estado cobrar dos empreendimentos que consomem grandes volumes de água na atividade, como mineração e construção civil, a medida fundamental de reuso de esgoto, ainda na ocasião de licenciamento ambiental. “Se as empresas se conscientizarem dessa medida, podemos evitar o consumo de água potável para fins diversos, que já está em escassez nos reservatórios potiguares, fazendo com que essa água possa ser destinada de fato prioritariamente para consumo humano e animal”, pontuou.

De acordo com o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, o principal intuito de realizar uma programação integrada é mobilizar a sociedade para a proteção aos recursos naturais. “Neste ano de 2019 resolvemos integrar inúmeras instituições e suas respectivas atividades, para ampliar o alcance da mensagem de respeito ao meio ambiente. Esperamos contar com a participação popular na vasta programação pensada para este período”, afirmou o diretor.
Dando início à Semana, foi realizada na manhã da quarta-feira (5), no auditório do Campus Central do IFRN, em Natal, a palestra do Mestre e Doutor (PHD) em Ecologia, autor de 19 livros sobre a temática ambiental, Genebaldo Freire Dias. Com o título: “Paralaxe: Reconfigurações da Percepção", a palestra abordou os principais desafios e cenários socioambientais nos quais a humanidade está imersa e que provocará um exame a respeito da condição humana.
A abertura oficial da Semana Estadual do Meio Ambiente foi realizada à tarde, no Parque das Dunas, com a presença de autoridades e apresentação da Banda da Polícia Militar. Na oportunidade, também ocorreram os lançamentos do Prêmio Pau-brasil e do Aplicativo Jornada no Bosque.
A Semana Estadual do Meio ambiente acontece até domingo (9) e você pode conferir a programação completa clicando aqui.
Do Dano ao Belo
Durante a Sema 2019, ocorrerá a exposição das fotos do projeto do CaopMA “Do Dano ao Belo”. As fotos foram feitas durante visitas técnicas realizadas pela equipe do Centro de Apoio, e também foram aproveitadas imagens das visitas técnicas no âmbito dos programas da UFRN – Defeso da Caatinga (política pública para a recuperação do Bioma da Caatinga) e da Semarh – Plantadores de Água Rio Grande do Norte (Projeto de Recuperação das Nascentes do RN), que também funcionam em parceria com o MPRN.
A exposição está acontecendo no Parque das Dunas e prossegue até o domingo (9).


*Com informações da Assessoria de Comunicação do Idema.