Projeto oficial será lançado em todo o Estado na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente
A coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CaopMA/MPRN), promotora de Justiça Mariana Barbalho, participou do evento que apresentou o projeto do Governo do Estado para proteger e preservar as nascentes do Rio Potengi na cidade de Cerro-Corá/RN, na quarta-feira (22). A ação faz parte das salvaguardas ambientais exigidas pelo acordo de empréstimo com o Banco Mundial, responsável por vários investimentos na região, incluindo a revitalização da RN-087, que teve sua ordem de serviço assinada recentemente.
O Potengi deu nome ao Estado e tem grande importância histórica e social, mas as ações de cuidado com as nascentes receberam pouca atenção por governos anteriores. O secretário de Gestão de Metas e Projetos, Fernando Mineiro, expôs a proposta e ouviu sugestões e comentários dos participantes. O objetivo da iniciativa é integrar instituições da sociedade, inclusive as que já tem iniciativas de preservação da área, no projeto de proteção das nascentes.

O Governo do Estado pretende lançar o projeto oficialmente no dia 6 junho, durante a semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.
Além da representante do MPRN, Mariana Barbalho, estiveram presentes à reunião Andréa Batista, do setor Ambiental do Governo Cidadão; Adevaldo da Silva, secretário de Agricultura de Cerro-Corá; Ana Maria Marcelino e Marigia Tertuliano, do Idema; André Lucas Nunes, do Igarn; e demais universidades, ONGs e ativistas.
Projeto Água Viva
A iniciativa do Governo do Estado casa com o projeto Água Viva, desenvolvido pelo MPRN em parceria com a Universidade Federal do RN (UFRN), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), da Universidade do Estado do RN (Uern), da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN (Semarh) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema). O projeto-piloto inclusive será realizado justamente em Cerro-Corá, onde está localizada a nascente do Rio Potengi.
O projeto Água Viva busca identificar as nascentes do RN que precisam de recuperação e conservação, sugerindo medidas para alcançar a preservação por meio de parcerias, fornecendo informações técnicas e instrumentos para a atuação ministerial e permitindo a elaboração de mapas de georreferenciamento das nascentes e suas localidades.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.