Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN participa de debate sobre projeto de preservação das nascentes do Rio Potengi

MPRN participa de debate sobre projeto de preservação das nascentes do Rio Potengi

Compartilhar
Imprimir
Projeto oficial será lançado em todo o Estado na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente
 

 
A coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CaopMA/MPRN), promotora de Justiça Mariana Barbalho, participou do evento que apresentou o projeto do Governo do Estado para proteger e preservar as nascentes do Rio Potengi na cidade de Cerro-Corá/RN, na quarta-feira (22). A ação faz parte das salvaguardas ambientais exigidas pelo acordo de empréstimo com o Banco Mundial, responsável por vários investimentos na região, incluindo a revitalização da RN-087, que teve sua ordem de serviço assinada recentemente. 
 
O Potengi deu nome ao Estado e tem grande importância histórica e social, mas as ações de cuidado com as nascentes receberam pouca atenção por governos anteriores. O secretário de Gestão de Metas e Projetos, Fernando Mineiro, expôs a proposta e ouviu sugestões e comentários dos participantes. O objetivo da iniciativa é integrar instituições da sociedade, inclusive as que já tem iniciativas de preservação da área, no projeto de proteção das nascentes.
 
 
O Governo do Estado pretende lançar o projeto oficialmente no dia 6 junho, durante a semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.
 
Além da representante do MPRN, Mariana Barbalho, estiveram presentes à reunião Andréa Batista, do setor Ambiental do Governo Cidadão; Adevaldo da Silva, secretário de Agricultura de Cerro-Corá; Ana Maria Marcelino e Marigia Tertuliano, do Idema; André Lucas Nunes, do Igarn; e demais universidades, ONGs e ativistas.
 
Projeto Água Viva
 
A iniciativa do Governo do Estado casa com o projeto Água Viva, desenvolvido pelo MPRN em parceria com a Universidade Federal do RN (UFRN), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), da Universidade do Estado do RN (Uern), da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN (Semarh) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema). O projeto-piloto inclusive será realizado justamente em Cerro-Corá, onde está localizada a nascente do Rio Potengi.
 
O projeto Água Viva busca identificar as nascentes do RN que precisam de recuperação e conservação, sugerindo medidas para alcançar a preservação por meio de parcerias, fornecendo informações técnicas e instrumentos para a atuação ministerial e permitindo a elaboração de mapas de georreferenciamento das nascentes e suas localidades.
 
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo