Campanha pretende sensibilizar sobre a saúde e segurança no trabalho
A procuradora-geral de Justiça adjunta, Elaine Cardosos de Matos Novais Teixeira, participou nesta quinta-feira (11) do ciclo de palestras promovido pelo Ministério Público do Trabalho alusivo à campanha “Abril Verde”.

A proposta é despertar a conscientização sobre as questões ligadas à segurança do trabalho e à saúde dos trabalhadores. De acordo com o “Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho”, plataforma criada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), um acidente de trabalho acontece a cada 2h no Rio Grande do Norte. No Brasil, a estatística é ainda mais alarmante. A cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho. Outro dado importante é que mais de R$ 80 bilhões foram gastos pela Previdência Social com benefícios acidentários de 2012 a 2019, em todo o país. Nesse período, mais de 368 milhões de dias de trabalho foram perdidos com afastamentos por acidentes ou adoecimento de trabalhadores.
Dessa forma, debater o tema é, além de uma gestão humanitária, se mostra relevante para a melhor administração dos recursos públicos. E é com esse objetivo que a campanha “Abril Verde” traz o tema “Gerir riscos, prevenir acidentes, promover saúde no trabalho”.
Ciclo de palestras aconteceu no Auditório da Sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região e debateu assuntos como a “Situação dos Terminais de Transporte Urbano de Natal, Condições de Trabalho e Perfil de Acidentalidade” e a “Atuação do CEREST e Dados de Acidentes Registrados no Rio Grande do Norte no SINAN e no SIM”.
O mês de abril foi escolhido para a campanha por causa de duas datas internacionais importantes: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Desde 2003 a OIT consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador, em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. A cor verde foi escolhida por representar a segurança do trabalho e por estar relacionada a diversas áreas da saúde.