Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN firma acordo com 11 cidades do Seridó para adequar lixões

MPRN firma acordo com 11 cidades do Seridó para adequar lixões

Compartilhar
Imprimir
Sessão de negociação foi realizada em conjunto com o Ministério Público Federal
 

 
Onze cidades da região Seridó potiguar firmaram nesta segunda-feira (25) acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para buscar adequações nos lixões. A sessão de negociação aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal, em conjunto com o Ministério Público Federal no RN (MPF/RN), e recebeu os representantes de Jardim de Piranhas, Currais Novos, Cerro Corá, Lagoa Nova, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Acari, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Caicó e Serra Negra do Norte.
 
A medida é um esforço conjunto para viabilizar uma solução provisória para os problemas decorrentes do acúmulo irregular de lixo, de forma a atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos e enquanto não são efetivados os aterros sanitários regionais.
 
Até alcançar a meta de erradicar os lixões, a proposta dos acordos é implantar aterros controlados em valas, como medida provisória de destinação final de resíduos sólidos e melhorar a situação dos catadores. A ideia do Ministério Público em buscar os acordos é conseguir efetivar ações que tragam resultados a curto prazo e que, em seguida, sejam implantados os aterros sanitários, para se alcançar o fim definitivo dos lixões no Rio Grande do Norte.
 
Os acordos foram intermediados pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupa) e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente) e fazem parte do projeto Lixo Negociado, que atua de forma integrada em busca de uma solução consensual para recuperação ou remediação das áreas degradadas.
 
O trabalho de articulação e sensibilização junto aos municípios é um esforço conjunto do MPRN com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Procuradoria-Geral do Estado e Ministério Público do Trabalho.
 
Representantes de Acari
 
Representantes de Caicó
 
Representantes de Currais Novos
 
Representantes de Jardim de Piranhas
 
Representantes de Jardim do Seridó e São João do Sabugi
 
Representantes de Lagoa Nova e Cerro Corá
 
Representantes de São Fernando e Timbaúba dos Batistas
 
Representantes de Serra Negra do Norte
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo