Encontro marca a última etapa do processo de construção do Planejamento Estratégico do Ministério Público do RN, para o período de 2018 a 2023
A Gerência de Gestão Estratégica (GGES) da Procuradoria Geral de Justiça do RN e a equipe de consultores se reuniram, nesta quinta-feira (6), com o procurador-geral de Justiça Eudo Leite, para discutir o acompanhamento da execução das metas do MPRN para os próximos anos.
A Reunião de Análise Estratégica (RAE) marca a última etapa do processo de construção do Planejamento Estratégico do Ministério Público do RN, para o período de 2018 a 2023. Na oportunidade, foram apresentadas as estratégias institucionais, os projetos, as metas e os indicadores definidos ao longo de um processo de um ano de discussões e ajustes, no qual foram ouvidos representantes de diversas áreas do MPRN.
Segundo o gerente de Gestão Estratégica, Wilton Pequeno, “agora é a hora de sistematizar a execução de todas as ações planejadas”. Para isso, ele explicou a importância de cada um se envolver e, principalmente, acompanhar o andamento dos projetos. A equipe da GGES montou uma aplicação interativa que permite à administração superior, a partir do mapa estratégico, acompanhar cada etapa de execução.
A RAE é um dos instrumentos utilizados pelo Planejamento Estratégico que permite um maior controle sobre as ações. Wilton Pequeno explica que ela serve para discutir os pontos críticos do planejamento. Com periodicidade semestral, ela vai trazer aquelas situações que precisam de uma atenção maior, seja porque houve entraves na execução ou dificuldades não previstas que os projetos se depararam.
Esse cuidado com o controle e acompanhamento foi destacado pelo professor universitário e doutor em administração, Manoel Veras, que lidera a equipe de consultores. Para ele, o Ministério Público do RN está bastante avançado no que se refere a planejamento, demonstrando, assim, uma maturidade administrativa que deve ser comemorada.
“Espero que o MPRN sirva de exemplo para as demais instituições públicas, para que possam se planejar melhor e não fiquem apenas agindo sobre problemas já instalados”, afirmou.
Participaram dessa primeira Reunião de Análise Estratégica o procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite; a procuradora-geral de Justiça adjunta, Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira; o chefe de gabinete, Carlos Henrique Rodrigues da Silva e o representante da Corregedoria-Geral, Mac Lennon Lira dos Santos Leite.