Evento é realizado pelo Feceagro e MPRN é vice-coordenador da entidade
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – o Fórum Estadual de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade (Feceagro-RN) inicia uma capacitação voltada para profissionais de saúde que atuam na atenção básica e assistência de populações expostas a agrotóxicos em municípios do Estado e em hospitais públicos e privados. O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), envolvido no evento, ocupa a vice-coordenadoria do Fórum.
O curso “Riscos de Intoxicações Exógenas por Agrotóxicos” terá três dias de duração e acontece no no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região, em Natal. Além de analisar a incidência das intoxicações por meio da identificação dos fatores condicionantes e determinantes, o evento objetiva debater propostas para a redução das mortes decorrentes da exposição a agrotóxicos no Estado.
Outra meta será incentivar os participantes do Fórum à prática da notificação. “A cada 50 casos de intoxicação, apenas um é notificado. Então diversas pessoas morrem todos os dias sem saber o motivo real, já que os sintomas são muito parecidos com os de uma virose”, afirma a coordenadora estadual do Feceagro-RN, Maria Célia Barbosa de Farias.
Pesquisas desenvolvidas pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e pelo Ministério da Saúde apontam que agrotóxicos podem causar inúmeras doenças. O Brasil é o maior mercado de agrotóxicos do mundo, ultrapassando a marca de 1 milhão de toneladas por ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca) e da Abrasco.
Eleição e posse da nova coordenação do Feceagro
Na semana passada, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente (Caop-MA), Mariana Barbalho, foi eleita vice-coordenadora para o biênio 2018/2020. Na oportunidade, a técnica da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (Suvisa), Maria Célia Barbosa de Farias, foi escolhida coordenadora e o fiscal agropecuário do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), Marco Tulio de Lima e Carlos, secretário-executivo.
PROGRAMAÇÃO:
1º Dia – 05/06/18 – Terça-feira
Manhã
08h00 – Credenciamento
08h00 às 08h30 – Boas-Vindas e Apresentação dos Participantes
08h30 às 09h10 – Panorama do Uso de Agrotóxicos no Brasil
Ruy Muricy de Abreu – DIVISA/BA
09h10 às 09h50 – Contaminação Ambiental por Agrotóxicos e Noções de Agroecologia
Ruy Muricy de Abreu – DIVISA/BA
09h50 às 10h10 – Intervalo
10h10 às 11h10 – Vigilância Epidemiológica das Intoxicações por Agrotóxicos
SESAP/CPS/SUVIGE-RN
11h10 às 12h10 – Notificação das Intoxicações por Agrotóxicos no SINAN
Edmilson de Castro Dias – SESAP/CPS/SUVAM/CEREST-RN
12h10 às 14h – Intervalo de almoço
Tarde
14h às 15h – Programa Estadual de Vigilância à Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos. Gustavo Soares de Araújo – SESAP/CPS/SUVAM-RN
15h às 15h15 – Intervalo
15h15 às 16h30: Exposição Dialogada
Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos/RN
Maria Célia Barbosa de Farias – SESAP/CPS/SUVISA-RN
Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos/BA
Ruy Muricy de Abreu – DIVISA/BA
2º Dia – 06/06/18 – Quarta-feira
Manhã
08h às 9h50 – Toxicologia dos Agrotóxicos e Impactos na Saúde Humana
Osvaldo Aurélio Magalhães de Santana – CIAVE/BA e DIVAST/BA
9h50 – 10h10 – Intervalo
10h10 às 11h- Impactos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador e Medidas Preventivas
Camila Neves de Sá – DIVAST/BA
11h às 12h – Sintomatologia, Diagnóstico e Tratamento das Intoxicações por Agrotóxicos
Osvaldo Aurélio Magalhães de Santana – CIAVE/BA e DIVAST/BA
12h às 13h30 – Intervalo de almoço
Tarde
13h30 às 16h45 – Atividade em grupo: Notificação de Casos (SINAN)
16h45 às 17h Avaliação do Curso/ Encerramento
3º Dia – 07/06/18 – Quinta-feira – Oficina com multiplicadores:
Manhã
08h30 às 09h10 –Atuação em Saúde frente a problemática dos agrotóxicos: Informação, Notificação/Investigação, Medidas de Prevenção/Controle e Seleção de Municípios Prioritários, Planos Municipais de Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
09h10 às 09h30 – Aplicação de Metodologia Integrada
09h30 às 10h10 – Avaliação da Oficina
10h10 às 12h – Esclarecimentos de dúvidas
12h – Encerramento