Evento contou com participação de integrantes da rede de proteção à infância de Mossoró, Serra do Mel, Apodi e Grossos

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) retransmitiu na comarca de Mossoró o VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância – Práticas Efetivas para uma Política Integrada, na última terça-feira (7). O evento teve grande adesão dos integrantes da rede de proteção à infância de Mossoró, Serra do Mel, Apodi e Grossos, após articulação feita pela 12ª Promotoria de Justiça de Mossoró.
O titular da Promotoria de Justiça, Sasha Alves do Amaral, contou que a participação ultrapassou as expectativas, pois a adesão foi além dos número de inscritos – tanto que a transmissão começou a ser realizada no mini-auditório e depois teve que ser transferida para o auditório grande.
“A organização mencionou no evento o caso de Mossoró como positivo. O simpósio foi bem enriquecedor e possibilitou o acesso a informações de pessoas preparadas de outros centros urbanos e até de outros países”, destacou, frisando que a região é carente de capacitação e que o Estado do Rio Grande do Norte é muito ausente nesse tipo de oferta. “A rede local soube aproveitar bem a oportunidade.”
Outro ponto positivo citado pelo promotor de Justiça é que durante os debates que ocorriam em Fortaleza/CE (a partir de onde o evento satélite foi gerado), em Mossoró os partipantes discutiam o assunto com base nos desafios próprios enfrentados no RN.
Para o conselheiro municipal de assistência social de Apodi, Marcíclio Reginaldo, que compareceu com uma equipe com 13 pessoas, o evento foi de grande importância. “Aprendemos sobre os cuidados com a primeira infância e tivemos muitas reflexões que vão ampliar nosso conhecimento”. Além disso, o gestor também elogiou o evento por ser mais uma oportunidade de aproximação com o Ministério Público.
A representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Mossoró, Irenice de Fátima, disse que o simpósio oportunizou a ressignificação da política voltada para a infância e para a adolescência em Mossoró e em outros municípios participantes. “Pudemos rever planejamentos, debater ações em favor do desenvolvimento da primeira infância e relembrar que temos que trabalhar de forma articulada e intersetorial, priorizando a essência da infância.”
Temas abordados e público-alvo
No evento, foram abordados os seguintes temas: A criança como valor para a sociedade; Desenhando políticas em que o indivíduo vem em primeiro lugar; A família e a criança no centro das políticas públicas e programas; Lançamento do Guia de Comunicação sobre a Primeira Infância; Desafios e oportunidades na implementação da Base Nacional Comum Curricular e Liderança para o impacto coletivo.
Além de integrantes da rede de proteção à infância, também participaram lideranças públicas.