Questionário está disponível na internet e pode ser preenchido até o dia 11 de agosto
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) solicita a colaboração da sociedade para a elaborar o novo planejamento estratégico que guiará a atuação do órgão de 2018 a 2023. Para isso, a instituição está colhendo dados por meio da aplicação de um questionário. A pesquisa será encerrada no dia 11 de agosto.
Assim, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) convida a população, membros e servidores a responderem o questionário (clique aqui) até a data mencionada.
A ferramenta possibilitará que os participantes da pesquisa avaliem diversos aspectos relacionados ao CNMP, traçando um diagnóstico institucional. Fiscalização e controle do MP brasileiro, fomento ao desenvolvimento do MP, atuação como órgão integrador e indução de boas práticas de políticas públicas são alguns dos itens que podem ser analisados.
Ao responder o questionário, o cidadão terá a oportunidade de apontar as linhas de ações que o CNMP deveria adotar nos próximos seis anos, quais são as carências, pontos fortes, principais desafios, oportunidades e adversidades relacionados ao Conselho.
Planejar estrategicamente é fundamental para as instituições, principalmente para as organizações públicas, que vivem num cenário de frequente mudança de gestão e devem prestar contas à sociedade sobre seus serviços.
Estratégia em Movimento – Alinhar o presente para mudar o futuro
O novo planejamento estratégico do CNMP será composto por missão, visão, valores, objetivos estratégicos, indicadores, metas e portfólio de projetos estratégicos. O projeto de elaboração terá três fases.
A primeira será o diagnóstico institucional (reflexo da aplicação do questionário), visitas a alguns órgãos (como Tribunal de Contas da União, Superior Tribunal de Justiça, Ministério Público da União, Câmara dos Deputados, Senado Federal e Agência Nacional de Aviação Civil) para extrair as melhores práticas adotadas e adaptá-las à realidade do CNMP e entrevistas com autoridades.
A segunda fase consistirá em utilizar, de forma adaptada, uma metodologia de medição e gestão de desempenho chamada Balanced Scorecard – para refinar, caso necessário, a missão e os valores do CNMP, além de definir a nova visão de futuro e os objetivos estratégicos que nortearão as atividades até 2023.
Na última fase, serão definidos os novos indicadores e metas estratégicos e na identificação do novo portfólio de projetos estratégicos.