Home » Notícias » Sem categoria » Promotor de Justiça capacita policiais sobre exploração sexual juvenil

Promotor de Justiça capacita policiais sobre exploração sexual juvenil

Compartilhar
Imprimir

Manoel Onofre palestra hoje de manhã na Acadepol sobre nova lei que torna hediondo crime de exploração sexual de criança e adolescente

O 65° Promotor de Justiça da Comarca de Natal, com atribuições na defesa da infância e juventude, Manoel Onofre de Souza Neto, participa hoje, 23, de manhã, na Academia de Polícia (Acadepol), na Cidade da Esperança, de curso para a formação de policiais civis e militares, oportunidade na qual abordará sobre a nova lei sancionada pela Presidente Dilma Roussef esta semana, que torna crime hediondo o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para o representante do Ministério Público Estadual, a lei trouxe outro panorama para a rede de proteção, em razão das consequências da hediondez para quem pretende explorar sexualmente criança e adolescente. “Dá um medo providencial”, resumiu, lembrando que a legislação prevê pena de 4 a 10 anos de reclusão.

A lei foi sancionada na última quarta-feira, dia 21, pela Presidente Dilma Roussef, em cerimônia no Palácio do Planalto, tornando agora hediondo o crime de exploração sexual de criança, adolescente ou pessoa vulnerável.  Estipula como exploração a utilização da criança e do adolescente em atividades sexuais remuneradas, pornografia infantil e exibição em espetáculos sexuais públicos ou privados.
 

O crime ocorre, mesmo que não haja ato sexual propriamente dito, mas qualquer outra forma de relação sexual ou atividade erótica que implique proximidade física e sexual entre a vítima e o explorador. Também será punido quem for pego praticando sexo ou outro ato libidinoso com alguém menor de 18 anos e maior de 14, no contexto da prostituição. A pena deve ser cumprida inicialmente em regime fechado.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo