Hospitais públicos e privados se reuniram para elaboração dos planos de contingência para a Copa; Oferta de leito em Natal deverá aumentar em até 20%
Os hospitais de Natal deverão aumentar, em até 20%, a oferta de leitos durante os jogos da Copa do Mundo na cidade. Antes, haverá uma simulação para essas ações no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Diversas reuniões foram realizadas, como a da última sexta-feira (16), pelo Fórum em Defesa da Saúde Pública do Rio Grande do Norte para discutir o planejamento das ações de saúde frente o Mundial de Futebol.
Os hospitais públicos e privados do Estado se reuniram para a elaboração dos planos de contingência para a Copa, contando com a presença do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.
Também ficou acertada a instalação de um posto médico avançado para atendimentos de baixa a média complexidade no FIFA Fan Fest, evento que ocorrerá em todas as cidades-sede de jogos da Copa, com o objetivo de socializar os participantes. Outra medida é o reforço que o SAMU Natal receberá do SAMU Metropolitano para atendimento no entorno do Arena das Dunas.
Durante a reunião, que contou com a presença dos técnicos das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, foi feito um balanço das ações desenvolvidas e em andamento nas áreas assistencial e de vigilância em saúde, incluindo o desenho da atenção às urgências com identificação das unidades e hospitais que funcionarão como referência para os usuários no período da Copa.
Na reunião do Fórum em Defesa da Saúde Pública do RN também foi feito um balanço das ações de controle e fiscalização alimentar e a implementação de um Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (CIOCS), com a responsabilidade de coletar dados sobre as ações assistenciais e de vigilância em saúde em desenvolvimento durante a Copa e divulgá-los às unidades que necessitem.
A Secretaria Estadual de Saúde revelou na reunião um incremento real, nos últimos anos, da assistência da rede pública estadual de saúde com a abertura de 128 leitos clínicos, sendo 60 no Hospital Universitário Onofre Lopes, 40 no Hospital Dr. João Machado e 28 no Hospital Dr. Ruy Pereira. Outros avanços foram 66 leitos de UTI, a reperfilização dos hospitais, e ampliação e renovação da frota do SAMU Metropolitano.