Hoje pela manhã o Promotor de Justiça João Batista Machado Barbosa participou de reunião no Museu Câmara Cascudo para discutir projeto elaborado pela UFRN
O Ministério Público Estadual participou de uma reunião, na manhã desta quarta-feira (09), na qual foi apresentado um projeto de intervenção arquivística do Diário de Natal e O Poti – por parte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O encontro ocorreu no Museu Câmara Cascudo, em Natal, onde o acervo dos jornais está guardado desde outubro do ano passado.
O projeto, de cunho acadêmico, foi elaborado e exposto pelo professor do Departamento de História da UFRN, Haroldo Carvalho. “Até chegarmos a digitalização de todos os exemplares para o acesso público, há todo um trabalho de longo prazo para termos dimensão de todo o acervo jornalístico”.
Esse trabalho de diagnóstico, por exemplo, inclui a catalogação de cada exemplar por meio de fichas. Em cada ficha serão postas informações técnicas como número de páginas, se há páginas faltando, os principais temas abordados na edição. O acervo conta com 26 mil exemplares dos dois jornais, veiculados no Rio Grande do Norte ao longo de 73 anos. O projeto foi pensado pelo professor em forma de cooperação, entre a UFRN, o Ministério Público e a empresa Diários Associados (detentora dos periódicos).
“Agora a etapa é de aprovação no âmbito da universidade e depois uniremos esforços para captar recursos para a implementação do projeto que trata da memória jornalística do Estado”, destacou o 41ª Promotor de Justiça de Natal, João Batista Machado Barbosa, com atribuição na defesa do meio ambiente, urbanismo, bens de interesse histórico, artístico, cultural, turístico e paisagístico.
O trabalho do MPRN, em conjunto com o Museu Câmara Cascudo, a UFRN e a empresa Diários Associados para a conservação do acervo jornalístico começou depois que a 41ª Promotoria de Justiça de Natal recebeu denúncias de que os exemplares do Diário de Natal e de O Poti poderiam estar em risco.
“Entramos em acordo após ajuizarmos uma ação civil pública para termos informações sobre a situação do acervo. E agora estamos acompanhando tudo desde a transferência em forma de cessão por parte dos Diários Associados para o Museu Câmara Cascudo”, lembrou o representante ministerial.
A reunião foi acompanhada ainda pela diretora do museu, Sônia Othon e pela Secretária Estadual de Cultura, Isaura Maia Rosado.