Home » Notícias » Portal » Portal - Notícias » SMS deve agilizar implantação de sistema de controle de medicamentos

SMS deve agilizar implantação de sistema de controle de medicamentos

Compartilhar
Imprimir

Recomendação para implantação do Sistema Hórus foi dada ao Secretário Municipal de Saúde pela promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública em Natal

O Ministério Público Estadual, por intermédio da 62ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública em Natal, publicou recomendação ao Secretário Municipal de Saúde sobre o acompanhamento da implantação do Sistema Hórus ou outro sistema informatizado de controle de medicamentos nas unidades de saúde de Natal.
 

Desde a instauração do Inquérito Civil nº016/2010-62PmJ  foram tomadas diversas medidas para a implementação do Sistema Hórus, como a adesão ao sistema junto ao Ministério da Saúde, a capacitação dos profissionais e a disponibilização de acesso à internet na maioria das unidades de saúde de Natal.
 

Entretanto, apesar de já terem sido providenciadas tais medidas, alguns problemas como a ausência de profissional farmacêutico responsável nas farmácias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a falta de equipamentos (computadores e impressoras) com configurações básicas para comportar o sistema e a disponibilização de acesso à internet com a velocidade necessária para uso do Hórus, ainda impedem a implantação de qualquer sistema informatizado de controle de medicamentos.
 

Na recomendação, o Ministério Público considerou que a implantação do Sistema Hórus ou qualquer outro programa informatizado de controle de medicamentos facilitaria a organização dos serviços de assistência farmacêutica – auxiliando no planejamento, recebimento, armazenamento e distribuição dos medicamentos. O Secretário Municipal de Saúde deverá adotar as providências administrativas necessárias para a implantação do Hórus em uma unidade piloto em, no máximo, 60 dias.

 

Segundo a recomendação,  o Secretário Municipal de Saúde deverá instaurar, dentro de 180 dias,  as medidas para a implantação do Sistema Hórus em todas as unidades municipais de saúde que possuam armazenamento e distribuição de medicamentos. É preciso garantir os equipamentos cujas configurações sejam recomendadas pelo Ministério da Saúde para comportar o sistema; viabilizar o acesso à internet compatível com o programa; e providenciar os profissionais necessários e capacitá-los. A não observância da recomendação ocasionará a adoção das medidas judiciais cabíveis.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo