Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » Livro infantil estimula agricultura orgânica

Livro infantil estimula agricultura orgânica

Compartilhar
Imprimir

O livro a “História das Minhocas” é de autoria da Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Gilka da Mata e da Procuradora do Município Marise Costa.

A Promotora de Justiça de Defesa do meio ambiente, Gilka da Mata, em parceria com a Procuradora do Município Marise Costa, lançará no dia 12 de outubro (sábado), a partir das 15h no Parque das Dunas  o livro infantil “A HISTÓRIA DAS MINHOCAS”.

A proposta do livro é divertir, emocionar e ajudar a construir conhecimentos e atitudes para a conservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida. O enredo traz a discussão ambiental sobre o uso de adubos químicos e agrotóxicos por meio da amizade entre minhocas e um grupo de amigos. De forma lúdica e divertida as minhocas conscientizam as crianças e ensinam a preparar e manter hortas caseiras com total respeito ao meio ambiente. Além disso, a obra traz dicas para os pais e educadores sobre os temas abordados e passatempos para as crianças.

A ideia do livro surgiu em razão do trabalho que está sendo realizado na  Promotoria de Justiça para transformação da agricultura convencional (que utiliza agrotóxicos) para a agricultura orgânica (sem utilização de adubos químicos e de agrotóxicos). Os estudos decorrentes do trabalho revelaram dados preocupantes em relação a utilização de agrotóxico e também em relação ao pouco consumo de hortaliças pela população. Para  citar como exemplo, a FAO,  (Food and Agriculture Organization), que é uma organização das Nações Unidas, revelou que no Brasil o consumo de hortaliças está abaixo dos níveis recomendados e recomendou a horticultura urbana sustentada como uma solução para o problema.

 
As autoras
 
As autoras defendem a necessidade de fazer um trabalho de educação ambiental junto às crianças e as famílias para incentivar o consumo de hortaliças orgânicas. Gilka da Mata é educadora também e acredita que os livros são importantes instrumentos para estimular o diálogo, a curiosidade e para construir conhecimentos  valores e hábitos.
 Esta é a segunda obra das autoras voltada à preservação do meio ambiente. O primeiro livro foi “A casa do telhado branco”, lançado há dois anos.
 
Gilka da Mata é Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Especialista em Gestão Ambiental pela UFRN. E Marise Costa Duarte é Procuradora do Município de Natal, Mestra em Direito Público e Doutora em Urbanismo pela UFRN. 
Além das autoras o livro conta com a participação dos artistas Carlos Alberto (desenhos) e Lula Borges (cores e diagramação).
 

Clique AQUI e confira o convite.

 
 
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo