Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » Hoje tem feira na sede do Ministério Público

Hoje tem feira na sede do Ministério Público

Compartilhar
Imprimir

Feirinha do Projeto Amigo Verde movimenta Instituição;objetivo é estimular venda de hortaliças produzidas em transformação da cultura convencional para orgânica

“Esse projeto é importante para mim, para minha família e também muitas outras. É um compromisso que assumimos com o próprio meio ambiente”. O produtor familiar Erivandro Monteiro da Silva, 49, resumiu assim, durante feirinha realizada nesta quarta-feira, dia 09/10, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária, a importância do projeto Amigo Verde Gramorezinho.

Idealizado e desenvolvido pelo Ministério Público Estadual em parceria com a Semurb, Petrobras, Sebrae, UFRN, Ufersa, Emater-RN e Associação de Moradores do Sítio Gramorezinho e Adjacências (Amigs), com patrocínio da Petrobras inserido no Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, o projeto Amigo Verde estimula a comercialização de produtos orgânicos, que caracterizam-se pela produção sem adubos químicos, agrotóxicos ou reguladores de crescimento, de modo a conscientizar a população sobre a importância de se consumir esse tipo de alimento.

O produtor familiar Erivandro Monteiro, comercializa seus produtos na feirinha toda semana. Ele os planta sem agrotóxicos e garante que, apesar da produção não ser feita em escala tão grande, o resultado são hortaliças mais saudáveis para o consumo.

Para a Promotora de Justiça Fladja Souza, que participou da feirinha nesta quarta-feira, a iniciativa tem grande importância para o público em geral. “Acho interessante, pois estimula a produção de alimentos mais saudáveis e agrega valor a esse tipo de produção”, disse.

A feirinha do projeto Amigo Verde é realizada, quinzenalmente, no MPRN, também ocorre todas as quintas-feiras na Semurb e às sextas-feiras na Petrobras. Os produtores familiares do Gramorezinho estão recebendo capacitação a respeito da transferência para o cultivo orgânico há mais de um ano. Vale salientar que eliminar os agrotóxicos nas plantações evita danos severos ao meio ambiente, especialmente aos recursos hídricos.

O projeto Amigo Verde, desenvolvido na comunidade de Gramorezinho, zona norte de Natal, vem transformando áreas produtivas de 120 produtores familiares, que praticavam a agricultura convencional (com a utilização de fertilizantes e agrotóxicos) para a agricultura orgânica (que não admite o uso de adubos químicos, agrotóxicos ou reguladores de crescimento de plantas).

Há mais de um ano os produtores do Gramorezinho estão participando de oficinas, reuniões, palestras e recebendo auxílio técnico para trabalhar na melhoria da saúde do solo, aumentar a resistência da planta e controlar doenças e pragas de modo natural. Assumiram o compromisso perante o Ministério Público Estadual de não utilizar agrotóxico e de trabalhar em harmonia com o meio ambiente.

 

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo