Home » Notícias » Portal » Portal - Notícias » Manhã no Parque das Dunas marca Dia Internacional contra a Corrupção

Manhã no Parque das Dunas marca Dia Internacional contra a Corrupção

Compartilhar
Imprimir

Domingo, 09/11, haverá distribuição de material informativo e apresentação de ações desenvolvidas; Programação prevê a Caminhada contra a Corrupção

A Controladoria-Geral da União (CGU) em conjunto com instituições parceiras do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO), entre elas o Ministério Público Estadual, realizam no próximo domingo, dia 09/12, no Parque das Dunas, uma manhã de comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção. A data será marcada com distribuição de material informativo e apresentação de ações desenvolvidas sobre o tema. A programação também prevê a Caminhada contra a Corrupção, às 9h, dentro do antigo Bosque dos Namorados.

O Dia Internacional Contra a Corrupção é um evento alusivo à assinatura da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, no dia 9 de dezembro de 2003, na cidade mexicana de Mérida.

A Convenção é o mais importante documento internacional juridicamente vinculante. Ela prevê a cooperação para recuperar somas de dinheiro desviadas dos países, por meio de rastreamento, bloqueio e devolução de bens e, também, a criminalização do suborno e lavagem de dinheiro.

De acordo com a Convenção, os governos são responsáveis por realizar ações eficientes contra a corrupção, e cabe aos países signatários, implementar as normas da Convenção. A sociedade e o setor privado desempenham papel importante ao apoiar os governos na adoção dos preceitos estabelecidos pela Convenção e na exigência que a administração pública seja mais transparente e aberta a mecanismos de fiscalização e controle.

Em suma, a ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção em todo o mundo. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País, que tenham como objetivo a prevenção o combate à corrupção.

Assim, anualmente, em todos os estados da Federação, por iniciativa da CGU, é comemorado o Dia Internacional Contra a Corrupção.

O evento contará, ainda, com a presença de profissionais especializados em saúde e educação física em duas tendas (Unimed e Natal Runner), orientando os presentes sobre os cuidados com a prática de exercícios físicos.

Dentre as instituições que estarão distribuindo informativos, a CGU entregará aos presentes e interessados, suas cartilhas de Lei de Acesso à Informação e de Controle Social, e o Ministério Público Estadual trará a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, através do Programa Aprendendo a ser Cidadão.
 

PROGRAMAÇÃO
 

08 às 12h
Distribuição de material informativo de instituições parceiras do MARCCO ;
09h – Caminhada Contra a Corrupção (dentro do Bosque);
09h40 – Teatro de Bonecos com a peça Lei de Acesso à Informação;
10h20 – Teatro com a peça O que você tem a ver com a corrupção?;
11h – Apresentação Musical com Diogo Guanabara e Henrique Pachêco;
11h20 – Premiação do Concurso de Desenho da CGU;
11h40 – Assinatura da Agenda Propositiva com os Prefeitos Eleitos presentes;
12h – Encerramento.
 

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo