Home » Notícias » Portal » Portal - Notícias » MP e parceiros lançam projeto Amigo Verde – Gramorezinho

MP e parceiros lançam projeto Amigo Verde – Gramorezinho

Compartilhar
Imprimir

Projeto vai beneficiar 120 famílias que passarão a produzir hortaliças de forma orgânica para toda Grande Natal

Hoje é um dia de festa. Foi assim que a Promotora de Justiça Gilka da Mata classificou esta terça-feira, 05 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, e o Ministério Público Estadual, a Petrobras, a Emater, o Sebrae e a Associação dos Amigos dos Moradores Sítio Gramoré e Adjacências (AMIGs) lançaram o projeto Amigo Verde – Gramorezinho, que prevê a capacitação de 120 famílias da comunidade do Gramorezinho, na zona norte de Natal, para a produção de hortaliças de forma orgânica.

A apresentação e o lançamento do projeto bem como a assinatura do contrato entre produtores e a Petrobras ocorreu em solenidade realizada no auditório da Petrobras, que contou com a participação dos parceiros, autoridades e a comunidade.

Idealizadora do projeto, a Promotora de Justiça Gilka da Mata, relembrou a recomendação que fez aos produtores para garantir a preservação daquela área da cidade, considerada uma área especial voltada para a produção alimentar.

O presidente da AMIGs, Jarian Gomes de Lima, ressaltou que o projeto beneficia muito mais do que as 120 famílias ou aproximadamente 500 pessoas da comunidade, mas um projeto com amplitude para beneficiar a população de toda Grande Natal.

O Superintendente do Sebrae, José Ferreira de Melo Neto,  cumprimentou os presentes e destacou o entusiasmo contagiante dos que fazem parte do projeto e desejou vida longa ao projeto Amigo Verde – Gramorezinho. “Fomos encantados pelo projeto desde o início, pela importância que tem e pelo exemplo que pode dar do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, social e econômica”, disse.

Para o Deputado Estadual Fernando Mineiro um dos diferenciais do projeto é a articulação institucional. “Outros projetos não prosperaram, pois não tinham articulação institucional, vocês trabalham com qualificação e com articulação de forças, aspectos que vão garantir o sucesso dessa experiência. Essa é a melhor notícia de um fato concreto que poderíamos dar no Dia do Meio Ambiente”, ressaltou.

O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, agradeceu a todos que acreditaram no potencial transformador do Ministério Público. “Alguns momentos coroam nossa atividade e esse é um deles. É um projeto que foi construído, que ganhou corpo e mais do que isso ganhou alma eu me sinto orgulhoso e nutrido por fazer parte desse projeto”, disse.

O Gerente da Petrobras Luiz Ferradans Mato encerrou os pronunciamentos destacando a imporância de se consolidar a caminhada traçada até aqui com o projeto Amigo Verde – Gramorezinho. “O que vamos conseguir de fato a partir daqui está nas mãos de vocês. É possível mudar, depende muito de todos nós envolvidos”, alertou.
 

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo