Visitas realizadas em escolas do Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil constataram a irregularidade
A 61ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação Instaurou Inquérito Civil Público para apurar a ausência de coordenação pedagógica em diversas escolas do ensino fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI’s. A irregularidade foi identificada por meio de visitas de rotinas realizadas pela 61ª Promotora de Jusitiça, Zenilde Ferreira Alves de Farias.
A direção de várias escolas visitadas apresentaram a mesma reclamação. Alegaram que a ausência de coordenação pedagógica prejudica a qualidade das atividades desenvolvidas, uma vez que os professores fazem o planejamento da escola sem orientaçãoe pedagógica e a direção acaba sobrecarregada ao assumir, também, a responsabilidade da organização dos eventos.
De acordo com Zenilde Alves, a situação é bem relevante pois grande parte dos CMEI’S inaugurados a partir de 2009 estão sem coordenação pedagógica. A promotoria oficiou a Secretaria Municipal de Educação e requisitou que esta apresente, no prazo de dez dias, a listagem atualizada de Escolas e CMEI’s da rede, indicando a existência de Coordenadores Pedagógicos, a quantidade em cada Escola ou CMEI e seus respectivos turnos.