Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MP ingressa com ação contra município por descumprimento de acordo

MP ingressa com ação contra município por descumprimento de acordo

Compartilhar
Imprimir

Secretaria Municipal de Saúde não ofereceu condições de funcionamento para a criação de residência inclusiva na cidade

A 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal ingressou com uma Ação de Obrigação de Fazer contra o município de Natal, com o objetivo de garantir a instalação e o funcionamento de uma residência inclusiva na cidade.

A Ação foi ingressada após o município não cumprir a cláusula primeira estabelecida no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado. No acordo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), se comprometeram a criar uma residência inclusiva, até o dia 29 de novembro de 2010, para abrigar jovens e adultos, sem qualquer vínculo familiar, com deficiência que não disponham de condições de autosustentabilidade, no limite de até seis pacientes/moradores, do sexo feminino, de 18 a 59 anos de idade.

Ficou acordado ainda que a definição e aluguel do imóvel ficaria sob a responsabilidade da SEMTAS, devendo a Secretaria contratar a equipe de apoio (ASG´s), e instituir uma coordenação para a residência. Caberia à SMS disponibilizar uma equipe técnica de cuidadores, composta por sete técnicos de enfermagem, além de fornecer medicação, alimentação, bem como material de higiene e limpeza.

Vencido o prazo determinado no TAC, o Ministério Público foi informado que a SEMTAS cumpriu a sua parte no acordo, tendo alugado imóvel e disponibilizado equipe de apoio, porém a residência não estava em funcionamento, o que caracteriza descumprimento do Termo por parte da Secretaria Municipal de Saúde.

O MP requer que seja julgado procedente a obrigação de fazer assumida no TAC, determinando um novo prazo de 90 dias para a criação da residência inclusiva. Caso o acordo seja novamente descumprido, o MP solicita a aplicação de multa diária no valor de R$ 3 mil, dirigida diretamente ao Secretário Municipal de Saúde.

Clique AQUI e veja a Ação

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo