Depois de um ano providenciando as adequações dois postos da av. Roberto Freire conquistam a certificação
O Posto HSI e o Posto Jacutinga, ambos na av. Eng. Roberto Freire, receberam o Selo Verde mo último dia 15. Os representantes do Ministério Público, da UFRN e da SEMURB estiveram nos locais para oficializar a entrega do Selo.
De acordo com os proprietários, eles passaram quase um ano realizando as adequações ambientais necessárias no intuito de se enquadrar às exigência para concessão da certificação.
Para adquirir o Selo Verde, o Posto tem que instalar tanques ecológicos, que são tanques de parede dupla, também chamados de jaquetados. Esses tanques possuem entre seus revestimentos um sistema de controle de vazamentos que é chamado de “monitoramento intersticial”. Essa exigência é decorrente da norma da ABNT – NBR 13787, que determina o tipo do tanque de acordo com o ambiente da cidade. A norma é rigorosa para os postos localizados nas cidades que utilizam o aqüífero para abastecimento público e 75% da água de abastecimento público de Natal é proveniente do aqüífero. Além dos tanques jaquetados, para receber o SELO VERDE, os postos precisam cumprir todas as normas de segurança pertinentes, a Resolução CONAMA 273/2000 e outras 10 normas técnicas expedidas pela ABNT.
O Selo Verde, portanto, corresponde à etapa final de um projeto de regularização de postos de combustíveis na cidade de Natal. É um projeto piloto que será levado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente para as demais cidades do Estado.
Também possuem o Selo Verde: o Posto DISLUB/THOMÁS LANDIM, na zona norte, em frente à Coteminas; o TAMARINEIRA (na frente do Marista/Petrópolis) e o PITIMBU, no Bairro Planalto.