O Promotor de Justiça foi eleito agora será indicado para compor uma lista de possíveis conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público
Os Procuradores e Promotores de Justiça elegeram hoje, 11, o Promotor de Justiça Wendell Beetoven para compor a lista para composição do Conselho Nacional do Ministério Público, Conselho Nacional do Ministério Público para o biênio 2011/2013.
Wendell Beetoven foi candidato único. Cada Estado deveria encaminhar ao CNMP uma lista tríplice. De acordo com as regras do processo de escolha dos conselheiros do CNMP, no mês de abril, haverá uma reunião entre os Procuradores Gerais de Justiça dos Estados que definirá uma lista final com apenas três indicados. A relação será submetida ao Senado Federal.
O CNMP é o órgão responsável pelo controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros.
O conselho é composto por 14 membros, incluindo-se o Procurador Geral da República, que o preside, quatro membros do Ministério Público da União, três membros do Ministério Público dos Estados, dois juízes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justiça, dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.