Iniciativa é para dar continuidade ao trabalho de aproximação entre MP e Governo do Estado
Os Coordenadores dos Centros de Apoio as Promotorias de Justiça (CAOP) iniciaram hoje, 13, uma série de visitas aos novos Secretários de Estado. O objetivo é dar continuidade às ações de estreitamento de relações entre o MP e o novo Governo, iniciada em 17 de dezembro com a entrega de um documento contendo as prioridades na defesa dos direitos da sociedade para a Governadora Rosalba Ciarlini.
Durante a manhã de hoje a Promotora de Justiça Fernada Arenhart, Coordenadora do CAOP Criminal, reuniu-se com o Secretário de Justiça e Cidadania, Thiago Cortez Meira de Medeiros, para apresentar e discutir os principais temas relacionados a atuação do CAOP, que são a segurança pública e o sistema penitenciário. Na ocasião foram tratados os temas como a problemática dos presos em custódia em delegacias, irregularidades nos Centros de Detenção Provisória, Deficit de vagas no sistema carcerário, Execução do Plano Estadual Penitenciário, as políticas de proteção as testemunhas e os nomes que assumirão as coordenadorias, principalmente a de Direitos Humanos.
No final da manhã foi a vez da Promotora de Justiça de Defesa da Educação, Carla Amico, se reunir com a Secretária de Educação, Betânia Ramalho. Entre os principais pontos discutidos no encontro foi o quadro insuficiente de professores e a necessdiade de um concurso público para suprir essa carência.
Está prevista ainda para esta tarde um visita à Secretarai de Saúde. A Coordenadora do CAOP Cidadania e as Promotoras de Justiça de Defesa da Saúde irão discutir, entre outros, temas como Políticas de Gestão Qualificada e Racionalização dos Hospitais Regionais; Melhorias na rede de atenção perinatal e cumprimento das metas do Plano Operativo Estadual para Redução da Mortalidade Infantil; e Desprecarização dos vínculos dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família.