Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » Entrevista: Iadya Gama fala sobre o prêmio Talentos da Maturidade

Entrevista: Iadya Gama fala sobre o prêmio Talentos da Maturidade

Compartilhar
Imprimir

O projeto Transporte Urbano e População Idosa: Construindo uma nova relação capacitou 400 motoristas e cobradores sobre os direitos do idoso

A Promotora de Justiça de Defasa do Idoso, Iadya Gama Maio, comenta sobre o projeto “Transporte Urbano e População Idosa: Construindo uma nova relação”, de autoria Maria Luiza Teixeira, estagiária que trabalha sob sua supervisão , que conquistou a 12ª edição do concurso Talentos da Maturidade, promovido pelo Banco Santander, na categoria "Projetos Exemplares".

A iniciativa capacitou em junho deste ano 400 motoristas e cobradores da empresa de transporte Guanabara sobre o direito dos idosos e o tratamento adequado para essa parcela da população.

Como surgiu a ideia do projeto?

Surgiu a partir das inquietações minhas e da estagiária Maria Luíza Teixeira de Serviço Social do MP no sentido de que o Serviço Social criasse algo que viesse a repercutir de maneira positiva na vida de grande parte da população idosa. Embora o maior número de denúncias nas promotorias estejam ligadas a violência doméstica, detectamos que também havia várias reclamações contra os profissionais do transporte coletivo urbano, razão pela qual o projeto foi criado, e por ter mais possibilidades de intervenção de forma coletiva optou-se por trabalhar este tipo de violência, através da informação, sensibilização e educação desses profissionais referentes aos artigos 39, 40, 41 e 42 do Estatuto do Idoso. Então em junho desse ano foi feito um projeto piloto com a sensibilização de aproximadamente 400 motoristas para verificar se o modelo adotado tinha condições de alcançar os objetivos propostos;

Como foi a receptividade dos motoristas?

A receptividade foi melhor do que esperávamos, uma vez que estes participaram no momento de folga e demonstraram essa receptividade com a presença maciça, além da participação espontânea em todas as atividades, especialmente as atividades lúdicas, e, se sentiram valorizados por poderem emitir suas opiniões acerca das questões elencadas e por trocarem informações com as diversas autoridades palestrantes.

A premiação será usada em novas etapas do projeto?

Sim, para o ano de 2011, o banco Santander irá aportar o valor de R$70 mil  para que o projeto possa capacitar em torno de 3.000 motoristas/cobradores e ainda com a possibilidade de renovação deste mesmo valor para o ano de 2012;

Como e quando serão as próximas etapas?

As atividades serão planejadas entre janeiro e fevereiro de 2011 e seu início efetivo está  programado para o iníco de março de 2011(até novembro). Em dezembro, será feito o relatório, o  monitoramento e avaliação dos resultados.

Como funciona a capacitação dos motoristas?

A dinâmica de trabalho com estes profissionais leva em média 2 horas. Funcionará através de diversas atividades dialéticas, com oficina teatral lúdica onde os motoristas/cobradores serão os protagonistas das várias situações denunciadas pelos idosos, tais como, quedas, arrancadas bruscas e não parada do coletivo; inclusive haverá a participação destes nos debates das  palestras temáticas sobre os aspectos biopsicossociais e legais sobre o processo de envelhecimento.

O que essa capacitação representa de melhorias para a população idosa?

Melhoria na qualidade da prestação do serviço; elevação da auto estima; construção de uma nova relação; romper com viés cultural de natureza ética que não faz parte da cultura brasileira a consciência do dever ético de respeitar o idoso, e, esse rompimento só pode ser feito através da informação, da sensibilização e da educação.

Como denunciar situações de desrespeito aos idosos nessa área?

Comparecer e formular queixa na Delegacia do Idoso, na CODDIM, Promotorias de Defesa dos Direitos do Idoso, SOS Idoso, CRAS ou CREAS(SEMTAS), Conselhos do Idoso, SEMOB e na própria empresa de transporte.
 

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo