Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » Ministério Público lança campanha do empréstimo consignado

Ministério Público lança campanha do empréstimo consignado

Compartilhar
Imprimir

Campanha vai distribuir encarte com orientações ao idoso sobre como não cair nas fraudes. Aposentados e pensionistas são o alvo dos estelionatários

Lançada hoje, 15, a campanha educativa que orienta o idoso sobre empréstimo consignado. Idealizada pelo Ministério Público, a campanha esclarece aposentados e pensionistas sobre os riscos de endividamento e como não cair em golpes praticados por falsários que se passam por representantes de instituições financeiras.

Aposentados e pensionistas são as principais vítimas de estelionatários que conseguem tirar dos idosos a senha do banco, fazem com eles assinem contratos falsos, fecham empréstimos cujo dinheiro nunca entra na conta dos idosos. Outra modalidade de abuso nasce dentro da própria família. Parentes convencem o aposentado a assinar o empréstimo e usam para compra de bens para eles mesmos, sem que o idoso usufrua do bem.

Mesmo as instituições legalmente constituídas como bancos e financeiras incentivam o endividamento, conforme dados do próprio INSS. Os bancos ampliam artificialmente o crédito do aposentado ao conceder o cheque especial e, com isso, aumenta o endividamento do idoso. Por lei, só é permitido cometer 30% da renda com empréstimos. 

A campanha, criada pelo Centro de Apoio às Promotorias do Idoso e Pessoa com Deficiência, vai distribuir 70 mil folders que serão encartados pelos maiores jornais do Rio Grande do Norte e anexados ao contracheque dos aposentados e pensionistas. São parceiros da iniciativa o INSS, Correios, Associação dos Membros do MPRN, Tribunal de Justiça do RN, IPERN e o Sindicato dos Jornais do RN. 

 

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo