Os acusados são suspeitos de participarem de suposto esquema de corrupção na secretaria
Operação conduzida pela Polícia Civil, a requerimento do Ministério Público, prendeu na manhã de hoje, 30, três funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo do Município de Natal (SEMURB) por suposto envolvimento num esquema de corrupção.
Além das prisões, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão nas residências de dois dos funcionários presos. As medidas foram autorizadas pelo Juiz da 4ª Vara Criminal da Comarca de Natal, Raimundo Carlayle de Oliveira Costa, atendendo requerimentos da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público.
O Inquérito Policial apura a existência de uma quadrilha que atuaria dentro da SEMURB há vários anos. De acordo com os indícios, os acusados teriam recebido pagamento de vantagem indevida para acelerar o trâmite dos processos na SEMURB, especialmente os referentes à expedição de alvará de localização de empreendimentos; para se omitirem na fiscalização de empreendimentos irregulares; para se absterem de exigir estudos técnicos indispensáveis à concessão de licenças ou realizá-los sob encomenda para aprovação dos pedidos; e para oferecerem abatimento no valor das autuações feitas pela própria Secretaria, prometendo influir no julgamento dos processos administrativos.
A operação foi denominada “Curupira”, em alusão ao personagem do folclore brasileiro que defende o meio ambiente.