Ações serão desenvolvidas para combater a corrupção eleitoral
No dia 13 de Agosto, às 9h da manhã, no prédio da OAB-RN, acontece o lançamento da campanha “Voto Limpo”, fruto de uma parceria entre a OAB, Ministério Público, Associação dos Magistrados, Sindicatos, Igrejas e ONG´s que em 2010 reeditam o Comitê 9840.
O Comitê 9840 já tem um histórico de algumas edições e surgiu após a publicação da lei 9840 que aprimorou o Código Eleitoral no que diz respeito a corrupção eleitoral e principalmente a compra de votos. Este ano a atuação do Comitê será enfatizada pela aprovação do projeto “Ficha Limpa”.
Para o Promotor de Justiça Augusto Flávio, a campanha Voto Limpo terá uma atuação importante, “ é a reunião da sociedade civil organizada e focada no combate a corrupção eleitoral. A data do lançamento foi escolhida para o dia 13 por se tratar da última sexta-feira que antecede o início da propaganda eleitoral, já que queremos mostrar aos candidatos e a sociedade que haverá uma vigilância contra a corrupção no período de eleições”.
Ainda de acordo com o Promotor, o papel do Ministério Público estará centrado principalmente na campanha Aprendendo a ser Cidadão adaptada para o tema: Cidadania do Voto. O slogan "Voto Limpo", já utilizado pelo MPE, foi apresentado ao Comitê 9840 como sugestão a campanha desenvolvida pelos parceiros.
O Vote Limpo, também contará com a parceria do Sindicado das Empresas de Rádio, Jornal e TV para a veiculação de peças publicitárias com o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios da corrupção eleitoral, “Um político eleito com a compra de votos não terá compromisso algum com aqueles que o elegeram”, disse Augusto Flávio.
O movimento contará com outras ações, como “blitz”, panfletagem, e a carreata do Vote Limpo,no dia 2 de outubro, a ser realizada simultaneamente em Natal, Mossoró e Caicó.