Em Currais Novos profissionais contratados irregularmente foram substituídos por concursados
Mais de 142 profissionais foram nomeados pela Prefeitura de Currais Novos. As contratações foram decorrentes de concurso realizado conforme acordado entre a Prefeitura e a Promotoria de Justiça de Currais Novos em Termo de Ajustamento de Conduta firmado em meados de 2009.
O TAC foi firmado entre a 1ª Promotoria de Justiça e o Município após uma investigação sobre nepotismo apontar irregularidades na ocupação de muitos cargos públicos. De acordo com a Promotora de Justiça Mariana Barbalho, apesar da legislação prever a obrigatoriedade da realização de concurso público para a ocupação desses cargos, ainda é prática de muitas prefeituras ignorar esse ponto.
Até a presente data já foram nomeados mais de 142 concursados, para as secretarias municipais de educação, assistência social, saúde, trabalho e meio ambiente, obras, finanças, administração e agricultura. No total foram 17 professores (português, ciência, inglês, educação física, matemática, história e artes), 22 professores polivalentes (zona urbana/rural), 14 professores do ensino infantil, 21 agentes administrativos, 21 ASG, 11 merendeiras, 10 vigilantes, 04 motoristas, 01 soldador, 2 auxiliares de odontólogos, 03 fiscais da vigilância sanitária, 02 técnicos de raio x, 03 secretários escolar, 02 auxiliares de laboratório, 02 nutricionista, 01 fisioterapeuta, 01 enfermeira, 01 farmacêutico, 01 assistente social, 01 engenheiro civil e 2 coveiros.
De acordo com a Promotora, foram nomeados cerca de 15% a mais de profissionais do que o número de vagas oferecidas e mais profissionais serão chamados.